Geral

Chuva do fim de semana não ameniza a seca no Espírito Santo

As chuvas do fim de semana não foram suficientes para amenizar a crise hídrica que o Espírito Santo passa e 36 municípios continuam em estado de emergência

36 municípios do Estado estão em estado de calamidade Foto: ​TV Vitória

A chuva chegou em alguns municípios do Estado no último fim de semana para amenizar a seca, porém é preciso muito mais para resolver o problema da estiagem. Mesmo que as chuvas ocorram dentro do padrão climatológico esperado nos próximos meses a deficiência hídrica não será compensada de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

As perdas do setor já superam a casa de R$ 1,7 bilhões, cafeicultura, pecuária de leite e fruticultura amargam os maiores prejuízos.

O metereologista do Incaper Bruce Pontes comentou que as últimas chuvas foram fracas e moderadas. “Foram chuvas que não são capazes de resolver o problema da seca", disse. 

Para março, Pontes admite que as chuvas podem ser esperadas, mas nada que seja impressionante. Para os próximos dias há previsão de chuvas no litoral, no extremo norte e no sul do Estado, depois volta o calor intenso e tempo aberto.

36 municípios sofrem sem chuva

A estiagem fez 36 municípios de norte a sul do Estado decretarem estado de emergência ou de calamidade pública. Cachoeiro de Itapemirim foi um dos primeiros a divulgar a situação, Itapemirim  não teve outra saída, senão, decretar a mesma situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado afetou de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água.

Estado de emergência 

1.    Guaçuí 
2.    Montanha
3.    Alegre 
4.    Cachoeiro De Itapemirim 
5.    Itapemirim 
6.    São Gabriel Da Palha
7.    Atílio Vivácqua 
8.    São Domingos Do Norte 
9.    Pedro Canário 
10.    Jerônimo Monteiro 
11.    Itaguaçu 
12.    Jaguaré 
13.    Anchieta 
14.    Itarana 
15.    Pancas 
16.    Santa Tereza 
17.    Venda Nova do Imigrante 
18.    Vila Valério 
19.    Pinheiros 
20.    Colatina 
21.    Barra De São Francisco 
22.    Boa Esperança 
23.    Mucurici 
24.    Baixo Guandú 
25.    Ponto Belo 
26.    Vila Pavão 
27.    Ecoporanga 
28.    Governador Lindemberg
29.    Marechal Floriano 
30.    Nova Venécia 
31.    Rio Novo do Sul
32.    São Roque do Canaã 
33.    Castelo
34.    Marilândia 
35.    Ibitirama 
36.    São Mateus 

 

Pontos moeda