Geral

Chuva paralisa linhas da CPTM e causa pontos de alagamento em SP

Redação Folha Vitória

São Paulo - A capital paulista voltou a ser castigada no último dia do verão por fortes chuvas. A região central e a zona leste tiveram alagamentos. Duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficaram paralisadas por cerca de uma hora e usuários chegaram a caminhar sobre os trilhos.

O tempo abafado na manhã desta sexta-feira favoreceu a formação de nuvens carregadas. A chuva atingiu primeiro a zona leste, por volta das 13h30. Às 15 horas toda a cidade estava em estado de atenção para enchentes. A cidade teve 29 pontos de alagamento, 16 deles intransitáveis, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

O Corpo de Bombeiros registrou, às 16h26, enchente nos bairros de Santa Cecília e Barra Funda, na região central, além de Tremembé, Mooca e Vila Medeiros, na zona leste.

Na Rua Adolfo Gordo, em Santa Cecília, uma van escolar com sete crianças estava entre os carros ilhados. "Eu descia a Alameda Nothmann quando virei à direita e entrei no alagamento", contou o motorista João Venâncio de Lima Neto, de 51 anos. Ele disse que o carro parou de funcionar e que pretendia dar a partida no motor quando a água baixasse, mas ela não parou de subir. "Percebi que tínhamos de sair, aí pedi ajuda para um pessoal e cada um pegou uma criança. A água batia na cintura." Os bombeiros usaram botes para socorrer outras pessoas no mesmo bairro.

Foram realizadas hoje novas buscas para encontrar José Fonseca da Silva, de 69 anos, que desapareceu no temporal que atingiu Taboão da Serra anteontem. Pela manhã e à tarde, a operação mobilizou dez viaturas e 32 bombeiros, mas o homem não foi achado. À noite, as buscas foram suspensas.

Duas linhas da CPTM ficaram paralisadas por volta das 16 horas por causa de alagamento. A Linha 10-Turquesa ficou parada entre as Estações Brás e Mooca por cerca de uma hora. Já a Linha 11-Coral interrompeu a circulação entre a Luz e o Tatuapé e só foi normalizada às 17h28. Centenas de usuários andaram pelos trilhos.

Pontos moeda