Geral

Eclipse total do Sol é visto em arquipélago remoto da Noruega

As pessoas gritaram, comemoraram e aplaudiram quando Longyearbyen, a principal cidade de Svalbard, mergulhou na escuridão. O céu estava limpo, oferecendo uma ampla visão da coroa do Sol

Redação Folha Vitória
Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse solar total está previsto para 9 de março de 2016, nas regiões da Ásia, da Austrália e do Pacifico Foto: Agência Brasil / Arquivo

Longyearbyen, Noruega - As centenas de pessoas que se dirigiram para o remoto arquipélago de Svalbard, na Noruega, foram contempladas com uma perfeita visão do eclipse nesta sexta-feira, quando a Lua bloqueou completamente o Sol, lançando uma sombra sobre o local.

As pessoas gritaram, comemoraram e aplaudiram quando Longyearbyen, a principal cidade de Svalbard, mergulhou na escuridão. O céu estava limpo, oferecendo uma ampla visão da coroa do Sol, um fino anel de raios ao redor da Lua, que só é visível durante um eclipse solar total.

Um grupo abriu garrafas de champanhe, afirmando que isso mantém a tradição dos eclipses solares. "Eu fiquei deslumbrada. Não acreditei!", declarou Hilary Castle, de 58 anos, moradora de Londres.

"Foi fabuloso, lindo e, ao mesmo tempo, um pouco estranho e muito curto", disse Mary Rannestad, 60 anos, de Minnesota.

Um eclipse solar acontece quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra. Isso joga uma sombra lunar sobre a superfície da Terra e obscurece o Sol. Durante um eclipse parcial, apenas parte do Sol é bloqueado.

Embora algumas pessoas tenham conseguido ver exatamente o que queriam, outras não tiveram a mesma sorte. Uma série de nuvens sobre as Ilhas Faeroe, no Atlântico Norte, impediram que milhares de pessoas pudessem aproveitar a experiência.

As Ilhas Faroe e Svalbard são os únicos dois lugares onde o eclipse foi total. Cerca de 20 mil visitantes viajaram para os dois arquipélagos para ver o eclipse.

Apesar das nuvens nas ilhas Faroe, turistas e moradores em Tórshavn também saudaram e aplaudiram quando a luz foi embora por 2 minutos e 45 segundos.

"Foi uma grande decepção não conseguir ver o Sol", disse Janaki Lund Jensen, que viajou de Copenhague com outras 884 pessoas para ver o eclipse. Quartos de hotel já estavam reservados havia anos.

Sigrun Skalagard, que estava na parte norte das Ilhas Faroe, disse que os pássaros ficaram em silêncio e os cães começaram a uivar. "Algumas pessoas ficaram surpresas em ver como ficou escuro rapidamente", disse ela.

Um eclipse parcial pode ser visto nesta sexta-feira em toda a Europa e em partes da Ásia e da África. O escritório de meteorologia britânico disse que 95% do Sol ficou encoberto nas ilhas Hebrides, Orkneys e Shetland e um pouco menos mais ao sul, em Glasgow e Edimburgo.

Em Copenhague, o Sol ficou 85% encoberto, porcentual que foi de 80% na Suécia. O tempo nublado impediu que o fenômeno fosse bem visualizado em grandes partes do continente. Mas uma leve camada de nuvens permitiu que as pessoa em Estocolmo vissem o eclipse sem óculos protetores, já que o disco do Sol podia ser visto através do céu nublado.

O último eclipse total aconteceu em novembro de 2012 sobre a Austrália. O próximo acontecerá sobre a Indonésia em março de 2016, segundo a Nasa. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda