Geral

Oito seguranças morrem em ataque a campo de petróleo na Líbia

Redação Folha Vitória

São Paulo - Homens armados atacaram um campo de exploração de petróleo no centro da Líbia, deixando oito seguranças mortos, informou a estatal National Oil Corporation (NOC). A empresa informou neste sábado que evacuou todas as equipes de 11 campos no centro do país após o ataque.

O incidente foi o mais recente em uma série de ataques contra a indústria de petróleo da Líbia. Os ataques já forçaram a uma redução dos níveis de produção.

Em uma declaração publicada em seu site na sexta-feira, a NOC disse que atiradores desconhecidos atacaram o campo de Ghani e "causaram dano considerável". O campo fica a cerca de 500 quilômetros da capital Trípoli e é mantido por uma joint venture com a empresa canadense Suncor Energy Inc.

A Líbia anunciou na quarta-feira a formação de uma força maior relacionada a 11 campos de petróleo, incluindo Ghani. A decisão se seguiu a ataques de grupos radicais que disseram pertencer ao Estado Islâmico. A movimentação garante proteção legal sobre reclamações contra quaisquer perturbações futuras.

Nas últimas semanas, a indústria de petróleo do país do norte da África - que já foi o coração da economia - está na mira de um conflito armado. O país tem extraído cerca de 500 mil barris de petróleo por dia, um terço da sua capacidade máxima.

A Líbia é sede das principais reservas de petróleo da África e tem vivido em meio a conflitos violentos e divergências políticas desde que o antigo ditador Muamar Kadafi foi morto em 2011. Uma guerra civil irrompeu entre o governo reconhecido internacionalmente, baseado no leste do país, e a facção rebelde conhecida como Amanhecer Líbio, que controla Trípoli.

Ambos os lados da guerra civil se tornaram recentemente alvo da filial líbia do Estado Islâmico, um movimento militante extremista que controla partes da Síria e do Iraque. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda