Geral

ONU afirma que violência na fronteira do Líbano com Israel pode gerar conflito

Redação Folha Vitória

Nova York - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta quinta-feira que uma nova onda de violência na fronteira do Líbano com Israel e a presença de armas não autorizadas em uma área de segurança representam risco para um novo conflito.

Em um comunicado aprovado pelos 15 membros, o Conselho pediu às partes para "permanecerem calmas e que contenham e se abstenham de qualquer ação ou retórica que possa prejudicar a cessão de hostilidades ou desestabilizar a região."

A organização também demonstrou preocupação com outras violações na fronteira, incluindo a presença de grupos extremistas no Líbano, como o Estado Islâmico, e alertou que "o profundo envolvimento de grupos libaneses no conflito da Síria" representa uma ameaça para a estabilidade do país.

No campo político, o Conselho de Segurança pediu aos líderes libaneses para que deem fim ao impasse de 10 meses a respeito das eleições presidenciais. Segundo o comunicado, a questão "minou a capacidade do Líbano para lidar com os desafios econômicos, sociais e de segurança que enfrenta e prejudica o funcionamento normal das instituições do país". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda