ONU afirma que violência na fronteira do Líbano com Israel pode gerar conflito

Geral

ONU afirma que violência na fronteira do Líbano com Israel pode gerar conflito

Redação Folha Vitória

Nova York - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta quinta-feira que uma nova onda de violência na fronteira do Líbano com Israel e a presença de armas não autorizadas em uma área de segurança representam risco para um novo conflito.

Em um comunicado aprovado pelos 15 membros, o Conselho pediu às partes para "permanecerem calmas e que contenham e se abstenham de qualquer ação ou retórica que possa prejudicar a cessão de hostilidades ou desestabilizar a região."

A organização também demonstrou preocupação com outras violações na fronteira, incluindo a presença de grupos extremistas no Líbano, como o Estado Islâmico, e alertou que "o profundo envolvimento de grupos libaneses no conflito da Síria" representa uma ameaça para a estabilidade do país.

No campo político, o Conselho de Segurança pediu aos líderes libaneses para que deem fim ao impasse de 10 meses a respeito das eleições presidenciais. Segundo o comunicado, a questão "minou a capacidade do Líbano para lidar com os desafios econômicos, sociais e de segurança que enfrenta e prejudica o funcionamento normal das instituições do país". Fonte: Associated Press.