Outono chega trazendo chuva em em vários municípios do Espírito Santo
O outono começou nesta sexta-feira (20) e a tendência é que as temperaturas comecem a diminuir, e o meio ambiente começa a se preparar para o inverno, com a troca de folhas
O outono começou nesta sexta-feira (20) e a tendência é que as temperaturas comecem a diminuir. O meio ambiente começa a se preparar para o inverno, com a troca de folhas. No Estado a estação chega trazendo chuva no fim de semana alertou o meteorologista do Incaper Ivaniel Foro Maia.
“O motivo é um sistema frontal que está sobre o oceano e deixa o tempo instável em todo o Espírito Santo”, disse.
No sábado (21), a combinação entre altas temperaturas e umidade deverá deixar o tempo instável em grande parte do Estado. Há previsão de pancadas de chuvas em todas as regiões capixabas, exceto em todo o litoral da região Nordeste, onde deverá ocorrer chuva fraca apenas no início da manhã e variação de nebulosidade ao longo do dia.
As temperaturas variam entre 17 °C e 31 °C na região Serrana e vão de 17 °C a 36 °C nas demais regiões.
No domingo (22), a passagem do sistema frontal sobre o oceano deverá deixar o tempo instável em todo o Espírito Santo. Haverá condições para pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões capixabas. As temperaturas variam entre 18 °C e 31 °C na região Serrana e entre 19 e 37 °C nas demais regiões.
Na segunda (23) e terça-feira (24), o tempo segue instável em todo o Estado. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões. As temperaturas neste período devem variar entre 16 °C e 32 °C na região Serrana e entre 17 °C e 37 °C nas demais regiões.
“O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, tendo um pouco mais das características do verão no seu começo e do inverno no fim. Normalmente tem um índice de chuvas menor que o verão e temperaturas mais amenas e, a princípio, é isso que se espera aqui para o Espírito Santo, que as chuvas se mantenham dentro do esperado. Mas a expectativa é que tenhamos uma certeza maior depois do dia 24, que é quando os principais órgãos de meteorologia do Brasil fazem uma reunião para discutir as tendências da estação”, afirmou o meteorologista.