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Empresas de telefonia lideram índice de reclamações no Procon de Vitória

Entre os problemas mais comuns estavam os relacionados à cobrança indevida/abusiva, produtos com vício, antecipação de financiamento (boleto para quitação), entre outros

Entre as empresas que lideram o ranking de reclamações estão as de telefonia celular e de aparelhos celulares Foto: Divulgação/Prefeitura/ Kadidja Fernandes

Com o objetivo de auxiliar o consumidor na hora da compra, o Procon Municipal de Vitória divulga nesta segunda-feira (16) a relação das empresas com o maior índice de reclamações fundamentadas atendidas no ano passado. 

Segundo o documento, entre as principais reclamações que lideraram o ranking estão as de telefonia celular, aparelhos celulares, banco comercial e financeiras e de aparelhos e eletrodomésticos. 

O gerente do Procon de Vitória, Carlos Magno Pimentel Junior, destaca que o documento é lançado todos os anos próximo ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado no último domingo (15) e que o cadastro permite ao consumidor que encontre o ranking de fornecedores reclamados por diferentes formas.

“A busca pode ser feita por meio do nome fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa. Além disso, indica ainda se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram atendidos ou não pelos fornecedores”, explica.

Resolutibilidade

Dos 12.512 atendimentos realizados no ano passado, 10.510 (84%) foram resolvidos nos atendimentos iniciais. Dos 2.002 atendimentos restante, 1.381 (69%) foram solucionados nas audiências de conciliação, como destaca o gerente Carlos Magno.

“O Procon de Vitória apresenta um índice de resolutibilidade muito significativo, que gira em torno de 84% já no primeiro atendimento e 69% nos processos que vão para audiência. Isso demostra que a entidade está cumprindo bem o seu papel, que é defender os direitos do consumidor", destacou.

Atendimentos

Em 2015, de janeiro a março, já foram realizados 1.931 atendimentos. Consumidores com problemas nas relações de consumo que desejam acionar o Procon de Vitória devem se dirigir à Casa do Cidadão, em Itararé.

É indispensável ter em mãos os documentos pessoais e comprovantes, como nota fiscal, contrato, ordem de serviço, entre outros documentos que comprovem a reclamação.

Além disso, é possível enviar outra pessoa, desde que a mesma apresente uma procuração simples, sem necessidade de registro em cartório, e cópias de documentos pessoais da reclamante.

Cadastro de Reclamação Fundamentada

“A GERÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR – PROCON MUNICIPAL DE VITÓRIA” em cumprimento ao disposto no art. 4°, do Decreto Federal n°2.181, de 20 de março de 1997, em consonância com o art.2°, XVI, do Decreto Municipal n°14.975/2011, de 04 de março de 2011 vem a público divulgar, a seguir, o seu CADASTRO DE RECLAMAÇÔES FUNDAMENTADAS, relativo ao período de 01/01/2014 a 31/12/2014. O Cadastro apresenta um ranking de fornecedores, que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro de pessoas Jurídica (CPNJ), bem como por outros indicadores, quando disponíveis. Nos termos da legislação acima mencionada, o Cadastro indica, ainda, se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram ou não atendidas pelos fornecedores.

Serviço

Procon de Vitória
Endereço: Avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A, Itararé (Casa do Cidadão)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com senhas distribuídas até as 15 horas
Informações: Fala Vitória 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados

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