Geral

China vai conter movimentos por independência formal de Taiwan, diz Xi Jinping

Redação Folha Vitória

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que irá conter quaisquer movimentos de Taiwan por uma independência formal. Foi o primeiro comentário público feito por ele sobre o tema desde que a ilha de governo autônomo elegeu para a presidência e para o legislativo o partido de tendência independente em janeiro.

Falando durante a sessão legislativa anual da China, Xi afirmou que a China não vai ceder em sua insistência para que Taiwan se reconheça como parte da China, independentemente de mudanças políticas na ilha.

"Vamos conter as atividades separatistas de todas as formas", disse ele, segundo noticiou a agência de notícias oficial Xinhua. "Vamos garantir a soberania do país e sua integridade territorial, nunca permitindo que a tragédia histórica do separatismo aconteça de novo", acrescentou.

A eleição de Tsai Ing-wen como presidente de Taiwan, junto com uma maioria para o seu Partido Progressista Democrático (PDD) lançou dúvidas sobre o futuro das relações entre os dois lados.

Tsai, que só deve assumir em maio, vai substituir um político mais próximo da China, Ma Ying-jeou, do Partido Nacionalista. Durante seus oito anos de governo, foram assinados uma série de acordos que aumentaram os laços econômicos entre as duas partes. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda