Geral

Chuva em SP fica acima da média para fevereiro

Redação Folha Vitória

São Paulo - O volume de chuvas na cidade de São Paulo ficou 16% acima da média em fevereiro, segundo monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 275,1 milímetros de precipitação registrados no mirante de Santana, na zona norte da capital, ante uma média de 236,9 mm observada neste mês entre 1943 e 2015.

O maior volume de chuva registrado em apenas 24 horas no mês ocorreu entre os dias 20 e 21 (102 mm), quando córregos transbordaram, avenidas ficaram alagadas e árvores caíram em diversos pontos da cidade. O recorde de chuva em 24 h oras para fevereiro é de 121,8 mm em 1983, segundo o Inmet.

As chuvas também ficaram acima da média em fevereiro em cinco dos seis mananciais que abastecem a Grande São Paulo. O Sistema Guarapiranga, que fica na zona sul da cidade, foi o que registrou o maior volume (276,4 mm) e também a maior diferença em relação à medida mensal (43,3%), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Já no Sistema Cantareira, o maior dos mananciais, que abastece 5,7 milhões de pessoas na Grande São Paulo, as chuvas ficaram 16,8% acima da média histórica do mês. Apesar disso, a vazão de água dos rios que abastecem os reservatórios em fevereiro (49,6 mil litros por segundo) ficou 31,7% abaixo do esperado (72,5 mil l/s).

Tempo

A média das temperaturas mínimas e máximas também ficaram acima do esperado em fevereiro - 20,6°C e 29,7°C -, segundo o Inmet. Na terça-feira, 1º, no primeiro dia de março, a capital registrou temperatura máxima de 19,7ºC, a menor deste ano. Como a maioria das temperaturas máximas é registrada na parte da tarde, é "muito provável", segundo o Inmet, que a tarde de terça tenha sido a mais fria de 2016. A menor máxima anterior havia sido registrada anteontem, quando os termômetros marcaram 21,2ºC.

Para um dia de março, segundo a Climatempo, a tarde foi a mais fria desde 2008, quando a temperatura máxima foi de 19,3°C. Já a madrugada de terça foi a segunda mais fria do ano, com 16,2ºC. O motivo das baixas temperaturas é a massa de ar frio e úmido sobre o oceano e a formação de áreas de instabilidades vindas do interior, segundo o Inmet. Para hoje, a previsão é de mínima de 17ºC e máxima de 23ºC. O tempo fica nublado durante todo o dia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda