Geral

Cinco Estados realizam primárias neste sábado

Redação Folha Vitória

Washington - Eleitores de cinco Estados norte-americanos participam, neste sábado, de eleições primárias para escolher seus candidatos à Casa Branca dos partidos Republicano e Democrata.

Com a desistência do neurocirurgião Ben Carson, os simpatizantes dos republicanos em quatro Estados - Maine, Kansas, Kentucky e Louisiana - precisam agora escolher entre Donald Trump, Ted Cruz, Marco Rubio e John Kasich. Já os democratas decidem entre Bernie Sanders e Hillary Clinton em Nebraska, Kansas e Louisiana.

Entre os republicanos, Trump lidera a contagem de delegados com 329. Cruz vem em segundo, com 231, enquanto Rubio tem 110 e Kasich, 25. Ao todo, 155 delegados republicanos estão em jogo neste sábado.

A situação é tensa dentro do partido porque os maiores nomes republicanos não desejam ver Trump assegurar a nomeação, e já começaram a bombardeá-lo. São necessários 1.237 delegados para conquistar a nomeação na convenção republicana, em julho.

Do lado democrata, Hilary lidera a disputa com folga em relação a Sanders. Ela tem 1.066 delegados dos 2.383 necessários para assegurar a nomeação, contra 432 do seu concorrente. Ao todo, 109 delegados são disputados hoje. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda