Geral

Líder da Coreia do Norte diz que país conseguiu miniaturizar ogivas nucleares

Redação Folha Vitória

Seul - A Coreia do Norte chamou a atenção do mundo novamente nesta quarta-feira, após um jornal estatal local mostrar fotos do líder Kim Jong Un ao lado de possíveis ogivas nucleares miniaturizadas.

Segundo o jornal Rodong Sinmun, Kim se encontrou com cientistas norte-coreanos para se inteirar dos detalhes do trabalho conduzido por eles. Ele teria parabenizado os pesquisadores por ter conseguido miniaturizar uma ogiva nuclear, o que permite que ela seja instalada em mísseis balísticos.

Ainda não se sabe o governo do país possui, de fato, capacidade para produzir ogivas miniaturizadas. O objeto arredondado parece ser um modelo de uma ogiva que poderia conter urânio ou plutônio, de acordo com o expert nuclear Whan Joo-hoo, da universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul. Para ele, a foto mostra um modelo, uma vez que o ditador norte-coreano certamente não iria posar ao lado de um objeto real, com receio da radioatividade.

Karl, Dewey, analista sênior da IHS Jane's, uma consultoria de defesa, afirmou que a esfera pode ser apenas uma arma explosiva, possivelmente com isótopos de hidrogênio, que a tornariam mais eficientes.

"É improvável que o objeto na foto seja uma bomba termonuclear (também conhecida como bomba de hidrogênio)", disse. "Bombas termonucleares têm mais de um estágio, o que faz com que seu formato seja mais alongado."

Na Coreia do Sul, o ministro de Defesa afirmou que o anúncio é um "desafio intolerável" à comunidade internacional. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda