Geral

Nova Zelândia decide em votação manter bandeira atual

Redação Folha Vitória

Wellington - A Nova Zelândia decidiu em uma votação conservar sua bandeira atual, com 57% dos votos a favor da manutenção e 43% contra, após eleitores de todo o país se pronunciarem. Mais de 2 milhões de pessoas votaram e decidiram manter a bandeira nacional do Reino Unido como parte da bandeira, segundo o anúncio oficial feito nesta quinta-feira.

A bandeira é o símbolo nacional desde 1902. Ela competia, na votação, com um desenho selecionado entre mais de 10 mil propostas do público.

Os partidários da mudança argumentavam que a bandeira atual é uma relíquia do passado colonial do país e que é muito similar à australiana. Os defensores da manutenção do status quo apontaram que o desenho novo não era inspirador o bastante ou ainda que a mudança seria apenas uma tentativa do primeiro-ministro neozelandês, John Key, de deixar um legado em seu mandato. O custo da mudança das bandeiras havia sido estimado em 26 milhões de dólares neozelandeses (US$ 17 milhões), o que também afastou alguns da ideia. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda