Geral

OMS decreta fim da emergência internacional do Ebola

Redação Folha Vitória

Dacar, Senegal - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que o surto de Ebola no oeste da África não se qualifica mais como uma emergência internacional de saúde, embora tenha alertado que sobreviventes do sexo masculino podem infectar seus parceiros sexuais até um ano após a recuperação.

A decisão vem na esteira de crises que emergiram na Guiné, Libéria e Serra Leoa depois que autoridades declararam que a transmissão do vírus havia acabado. Alguns dos novos casos se tornaram públicos poucas horas depois dos anúncios.

"Complacência, nesta fase, seria completamente errado", disse Robert Steffen, o vice-presidente do comitê para a emergência do Ebola na OMS.

Embora novos casos tenham sido observados, autoridades de saúde disseram que não há ligação com as cadeias originais de transmissão de 2013.

Mais de 11 mil pessoas morreram principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa desde dezembro de 2013. Não há mais casos observados na Libéria ou Serra Leoa, embora a Guiné tenha reportado recentemente dois casos confirmados e três possíveis casos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda