Geral

Servidores de Vitória e Vila Velha prometem entrar em greve nesta terça-feira

Setores como saúde, educação e segurança serão afetados. Entre as principais reivindicações dos servidores dos dois municípios está a reposição salarial

Servidores municipais de Vila Velha entram em greve nesta terça-feira (29). Foto: Divulgação/ Sinfais

Servidores dos municípios de Vitória e Vila Velha prometem entrar em greve a partir dessa terça-feira (29). Os servidores que atuam em vários setores como educação, saúde, segurança prometem paralisar as atividades por tempo indeterminado.

Em Vitória, as três principais reivindicação da categoria são reposição da perdas com a inflação, cumprimento do plano de cargos e salários e abertura de concurso público para ocupação de vagas. 

Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Vitória, Waleska Timóteo, nessa segunda-feira (28) está prevista uma reunião na prefeitura para determinar algumas ações da greve. “Hoje vamos nos reunir para definir como serão mantidos os serviços essenciais”, informou.

Já em Vila Velha, o sindicato que representa a categoria reivindica reposição salarial e concessão do e auxílio alimentação para todos os funcionários. O edital de aviso à população informa que durante a paralisação será mantidos o mínimo de servidores suficiente para atender os serviços essenciais. 

Em nota, a Prefeitura de Vitória tem afirmado que está permanentemente em diálogo com os servidores municipais, e que, somente em 2016, já foram realizadas seis reuniões com os representantes dos trabalhadores. A prefeitura disse também que apresentou proposta para a realização de concurso público e a atualização das progressões funcionais.

Quanto à reposição salarial, a PMV diz que está "impossibilitada de atender a reivindicação, momentaneamente, já que o gasto com pessoal em relação à receita corrente líquida projetada para dezembro de 2016 ultrapassa o limite legal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal”, mas ressalta que em 2013 e 2014, “mesmo com queda acentuada na arrecadação e o agravamento da crise econômica nacional,  a Prefeitura fez a reposição total das perdas da inflação”. 

A prefeitura de  Vila Velha informou também em nota que está em constante diálogo com os sindicalistas e tem exposto que a crise nacional tem impactado as finanças municipais e que dentro das suas possibilidades, tem proporcionado melhorias aos servidores. 

Pontos moeda