Geral

Após fertilização, indiana de 72 anos realiza sonho de ser mãe

Depois de tentar engravidar por 46 anos, Daljinder e o marido, o fazendeiro Mohinder Singh Gill, de 80 anos, se tornaram pai do pequeno Armaan

Armaan nasceu em abril do último ano com cerca de 1,7 quilo. (Foto: Reprodução)

Os 72 anos de idade da indiana Daljinder parecem não ter sido um impeditivo para que ela realizasse o sonho de ser mãe. Depois de tentar engravidar por 46 anos, ela e o marido, o fazendeiro Mohinder Singh Gill, de 80 anos, se tornaram pai do pequeno Armaan, que nasceu depois que eles conseguiram vender algumas terras e bancaram uma fertilização in vitro. 

Apesar de ter ficado feliz com o nascimento do filho, a indiana afirmou que vem sofrendo com problemas com saúde desde que deu à luz. "Desde que ele começou a engatinhar, eu me apóio sobre minhas mãos e meus joelhos o tempo todo. Tem sido difícil. Meu corpo não aguenta. Já fui a diversos médicos, mas eles apenas me dão remédios para a dor", revela Daljinder que sofre com crises de hipertensão e dor nas juntas. 

Anos de tentativas

A fertilização in vitro do casal indiano foi feita uma clínica no estado de Haryana, ao norte da Índia. Eles utilizaram óvulos doados e passaram por tratamentos ao longo de dois anos até conseguirem conceber o pequeno Armaan. 

O embriologista responsável pela concepção se chama Anurag Bishnoi. À imprensa, o médico contou que, de início, tentou evitar o caso por conta da idade dos pais. Após algumas avaliações, entretanto, concluiu que a gestação de Daljinder não seria de risco. 
— A princípio, ela estava muito fraca. Mas depois passou por exames e a situação se normalizou, ela se mostrou apta a engravidar.

Bebê abaixo do peso

Armaan nasceu em abril do último ano com cerca de 1,7 quilo. Hoje, o peso dele é de aproximadamente seis quilos, o que ainda é considerado abaixo do ideal para a idade dele. Daljinder acredita que o problema se dê porque ela não conseguiu amamentar o garoto por mais de três meses.

— Meu leite não estava bom e, atualmente, as fraldas para a idade dele ainda são grandes. Já perguntamos aos médicos se há algum remédio que possamos dar para aumentar o peso de meu filho, mas eles apenas dizem para deixá-lo engordar naturalmente.

Apesar da situação, Daljinder garante que Armaan é um bebê cheio de energia.

— Não importa onde eu esteja, ele engatinha até mim. Ele é uma criança amigável e sorri para todos.

Informações: R7

Pontos moeda