Geral

Autoridades advertem sobre ameaça de extremismo religioso global à China

Redação Folha Vitória

Pequim - Autoridades chinesas estão emitindo novas advertências quanto ao extremismo religioso global, após relatos de combatentes da minoria muçulmana na China que lutam ao lado de militantes na Síria e no Iraque.

Sharhat Ahan, um dos principais responsáveis do partido político e jurídico em Xinjiang, tornou-se, no último domingo, o mais recente oficial de uma região predominantemente muçulmana a alertar sobre a desestabilização da China pela "situação antiterrorista internacional" e apelou a uma "guerra popular".

Durante o ano passado, líderes regionais em Xinjiang, lar da minoria étnica Uighur, aumentaram as medidas de vigilância e patrulhas policiais e organizaram manifestações maciças destinadas a mostrar o poder das forças de segurança. Essas manifestações têm a intenção de "declarar a guerra contra terroristas, mostrar o partido e a determinação do governo em combater o terror, resolver preservar a segurança pública e a poderosa força de combate da China", disse Ahan a autoridades em Pequim durante o Congresso Nacional do Povo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda