• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

CIA se defende e diz que é proibida legamente de vigiar os americanos

Geral

CIA se defende e diz que é proibida legamente de vigiar os americanos

São Paulo - A Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que é legalmente proibida de realizar uma vigilância eletrônica dirigida a indivíduos americanos "e a CIA não o faz".

Em um comunicado, a agência se defendeu de supostos documentos vazados pelo WikiLeaks que expuseram que a CIA utilizava dispositivos como smartphones, TVs conectadas à internet, computadores, entre outros, para espionagem de usuários. Segundo a agência, "nossa missão é coletar materiais estrangeiros para proteger os EUA contra terroristas, estados-nações hostis e outros adversários. A América não merece nada a menos".

A agência afirmou, ainda, que é supervisionada rigorosamente para garantir que cumpre a lei dos EUA e a Constituição. Segundo a CIA, o material divulgado pelo WikiLeaks tenta danificar a capacidade da comunidade de inteligência de proteger os EUA contra terroristas e outros adversários. "Essas revelações não só comprometem o pessoal e as operações dos EUA, mas também dá aos nossos adversários ferramentas e informações que fazem mal aos americanos."