Geral

Clínica Odontológica Infantil de Cachoeiro realiza 1,5 mil atendimentos mensais

Todo o serviço especializado é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e conta com uma equipe de seis dentistas em três consultórios

Os consultórios odontológicos são decorados com temas infantis e pelúcias de personagens conhecidos das crianças Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A Clínica Odontológica Infantil de Cachoeiro, que atende crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realiza mais de 1,5 mil procedimentos por mês. Com uma equipe de seis dentistas e três consultórios, a unidade localizada no bairro Gilberto Machado atende desde bebês nos primeiros meses de vida até pré-adolescentes de 12 anos.

Para ajudar as crianças a se sentirem mais confortáveis, o ambiente é decorado com quadros de temas infantis e pelúcias de personagens conhecidos do público infantil. E a abordagem dos profissionais é sempre carinhosa. 

“Até o aparelho de raio X é enfeitado, virou uma girafa. Na hora de ensinar escovação ou fazer algum procedimento, usamos nossos bonecos para que as crianças relaxem, o que facilita o atendimento”, conta a dentista Danielle Herculano.

A gerente de promoção e prevenção em saúde bucal da Secretaria de Saúde de Cachoeiro, Alba França, explica que a clínica atende principalmente os moradores de bairros próximos e também os que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde de outras regiões para os atendimentos de maior complexidade, como os tratamentos endodônticos. “Atendemos uma média de 720 crianças por mês”, comenta.

A marcação das consultas é feita na própria clínica, que funciona no Centro de Especialidades Odontológicas, anexo ao prédio do Centro Regional de Especialidades (CRE).

Pontos moeda