Geral

Folha Cidades estreia em Viana na próxima segunda-feira. Confira!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no município de Viana? Agora você vai ficar bem informado com o Folha Viana, que terá conteúdos específicos da região!

Com 75.652 mil habitantes, Viana integra a região metropolitana da Grande Vitória Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (06), o Folha Vitória se aproximará ainda mais dos leitores de Viana, com o lançamento do Folha Cidades. Com a novidade será possível acompanhar as notícias específicas da região, com muito mais agilidade e credibilidade.

Na estreia, os leitores poderão conferir uma entrevista completa com o prefeito Gilson Daniel, além de dicas de turismo e lazer para curtir cada parte da cidade. O Folha Viana vai abordar conteúdo locais e nacionais, como por exemplo, a atual situação sobre a febre amarela.

Com 75.652 mil habitantes, Viana integra a Região Metropolitana da Grande Vitória, é é considerado o terceiro maior município em extensão territorial do Estado (312,745 km²), e ainda possui uma localização privilegiada.

A região tem cerca 60% de área rural dedicada à produção agropecuária, especialmente de banana, café e gado. Apesar de abastecer parte do mercado consumidor da Grande Vitória, a economia do município tem como base a indústria, comércio e serviços.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 65 mil pessoas residentes, 33.191 são homens e 31.810 são mulheres. Destes, mais de 54 mil pessoas são alfabetizadas.

Conheça um pouco da história

Viana inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo oficialmente em fevereiro de 1813. Vieram imigrantes alemães e italiano e, para reduzir a escassez de mão-de-obra agrícola e ajudar a povoar as margens da primeira estrada que ligaria Vitória a Minas, foram chamados também os açorianos.

Paulo Fernandes Viana trouxe de Açores 53 famílias que contribuíram para o povoamento de Viana. Os açorianos receberam terrenos, casas, ferramentas, carros de bois ou cavalgaduras. Eles se instalaram nas proximidades do Rio Jucu e seus afluentes - Formate e Santo Agostinho - e iniciaram o cultivo de trigo e arroz, melhorando também as culturas de milho e mandioca, já conhecidas pelos nativos. 

O capelão Frei Francisco Nascimento Teixeira foi encarregado de fundar ali um núcleo populacional, para tanto, recebeu algumas terras do governo. O novo núcleo recebeu o nome de Viana, em homenagem a Paulo Fernandes Viana, o pioneiro da região. Antes, a cidade era chamada de Jabaeté.

Folha Cidades

Além de Viana, o Folha Cidades também está presente em outras seis municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, São Mateus, Linhares, Anchieta e Colatina. O primeiro a ganhar uma versão regional foi Cachoeiro de Itapemirim e, em janeiro deste ano, o jornal se aproximou ainda mais dos leitores inaugurando nas demais regiões.

Os leitores do maior jornal online do Estado também podem participar e sugerir reportagens sobre cada região. Para isso, basta mandar um e-mail para a redação do Folha Vitória pelo [email protected]; ou por meio do WhatsApp: (27) 9-9943-2228.

Pontos moeda