Geral

Novo canal de Guarapari terá 700 metros e impulsionará atividade pesqueira

O espaço para atracação de embarcações está sendo ampliado e modernizado, o que representa melhores condições de trabalho e novas perspectivas para quem vive da pesca

 O espaço de embarcações será ampliado e modernizado Foto: Reprodução

Os pescadores que partem do cais do Centro de Guarapari serão beneficiados diretamente com as obras de revitalização do Canal da Orla. O espaço para atracação de embarcações está sendo ampliado e modernizado, o que representa melhores condições de trabalho e novas perspectivas para quem vive da pesca. O novo cais, que se estende pela Rua Pedro Ramos, terá 700 metros de extensão.

Para construir o novo espaço para as embarcações, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) realizou o chamado enroncamento, com implantação de rochas compactadas, além de estacas no mar. As equipes também já iniciaram o processo de concretagem da laje do novo cais.

A Rua Pedro Ramos, que dá acesso ao local, foi reformada e ampliada, com duas novas pistas. O trânsito no local foi liberado no mês passado. A via terá, ainda, ciclovia, estacionamento e bicicletário. Pela Pedro Ramos, a população também tem acesso ao Mercado de Peixe, um dos centros de comércio mais importantes de Guarapari. As intervenções na rua vão dar uma nova dinâmica ao trânsito da região, garantindo uma melhor fluidez e mobilidade urbana.

“A Nova Orla do Canal de Guarapari vai beneficiar a população como um todo e os turistas. Como o novo cais, o Governo do Estado, por meio do DER-ES, dá incentivo à uma vocação econômica do município, que é a pesca”, destacou o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli.

As obras de revitalização do Canal incluem, ainda, a reurbanização da calçada da Rua Joaquim Augusto de Castro e do cais para atracação de embarcações de turismo, que terá 200 metros de extensão, além de tratamento de piso e áreas ajardinadas. Por lá, atracam as conhecidas escunas, que terão ainda mais visibilidade.

Pontos moeda