Geral

Obesidade e doenças renais são temas de campanha em Cachoeiro

Na próxima quinta-feira (9), será realizada uma palestra com os temas, com o objetivo de alertar e prevenir sobre as doenças relacionadas à doença renal crônica

Obesidade é um dos temas da campanha do Dia Internacional do Rim, que tem o intuito de prevenir doenças relacionadas Foto: ​Reprodução

O Dia Internacional do Rim é comemorado nesta quinta-feira (9), e através de uma iniciativa entre a Sociedade Brasileira de Nefrologia e o Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), como em anos anteriores, em 2017 também acontece a campanha, que promove eventos que divulguem a prevenção de doenças renais.

“Nossa programação visa proporcionar a população o acesso à informação sobre a prevenção e para, além disso, demostrar que a doença renal é assintomática e, quanto mais precoce for diagnosticada, mais possibilidades de dar qualidade de vida ao paciente, evitando até no futuro um processo de transplante ou de hemodiálise”, explica a assistente social, Fernanda Benevenuto.

O tema deste ano é ‘Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis’, e tem como objetivo alertar a população com relação à obesidade. Para isso, o setor de hemodiálise do HECI preparou uma programação com uma panfletagem pelos corredores do hospital nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), além de uma palestra com o nefrologista Sérgio Damião, que vai explicar como a prevenção é a melhor arma contra a doença renal crônica.

O nefrologista Sérgio Damião vai falar sobre a prevenção da doença  Foto: ​Divulgação/HECI

“Tudo aquilo que está relacionando a diabetes e hipertensão pode desencadear a doença renal e esse ano vamos chamar atenção para obesidade. Isso é importante porque ela tem grande relação com essas patologias”, comenta o médico.

Segundo ele, tudo que for feito para prevenir a doença renal crônica, é na verdade para prevenir as doenças relacionadas as artérias. “Quando tiramos os fatores de risco (hipertensão, diabetes, estresse, tabagismo), diminuímos as chances de ter derrame cerebral, enfarto, cegueira, amputação dos membros e também a doença renal”, completa Damião. A palestra será às 13h, no auditório do hospital.

Pontos moeda