• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ônibus começam a circular com catraca alta a partir desta quarta-feira na GV. Veja quais linhas!

Geral

Ônibus começam a circular com catraca alta a partir desta quarta-feira na GV. Veja quais linhas!

A Ceturb-GV informou que nas linhas em que a catraca alta foi instalada houve uma queda de 88% no pulo de roleta. Agora, 44 veículos terão o equipamento

Mais de 40 veículos vão contar com o equipamento Foto: Francine Leite/TV Vitória

Nesta quarta-feira (29), 11 linhas de ônibus do sistema Transcol passam a circular com um novo modelo de roleta alta. De acordo com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), o equipamento será testado por 60 dias, em 44 veículos, para averiguar a eficácia e a necessidade de eventuais ajustes.

Ainda segundo a Ceturb-GV, o equipamento foi elaborado pelo Consórcio Sudoeste, por meio de técnicos da consorciada Unimar. A companhia informou que esse novo modelo aprimora o equipamento que já vinha sendo testado desde o final do ano passado. 

Nas linhas em que a catraca alta foi instalada, a Ceturb-GV disse que foi verificada uma queda 88% no de pulo de roleta. Na linha 715 (Jardim Campo Grande / Terminal Campo Grande), o equipamento foi instalado nos três carros da frota, e permaneceu em teste entre 27 de dezembro do ano passado até a última sexta-feira (24). Agora, o equipamento permanece a linha.

Além da linha 715, a catraca alta foi testada nas linhas 600, 613, 661, 764 e 918. A Ceturb-GV também disse que já solicitou aos consórcios operadores do Sistema Transcol que enviem o cronograma de instalação dos equipamentos. A primeira linha a receber o novo modelo é a 863 (Residencial Jacaraípe / T. Jacaraípe, via Castelândia / Costa Dourada). 

Segundo a companhia, hoje a frota do Transcol conta com 16 modelos de carroceria e cada um deles terá que sofrer adaptações. Eles afirmaram que a roleta alta já chegou a ser testada no passado e apresentou problemas como a localização do validador, localização de câmeras, dificuldade de transposição de passageiros obesos ou com crianças de colo e com mobilidade reduzida. Desta vez, esses problemas foram corrigidos e o novo layout foi preliminarmente aprovado.

A instalação de catracas altas, de acordo com a Ceturb-GV, além de combater a evasão de receita, que atualmente está na casa dos R$ 100 mil mensais, vai ajudar na segurança de que quem trabalha e usa o transporte coletivo diariamente. A medida também é uma reivindicação dos rodoviários que em seu dia a dia deparam-se com os puladores de roleta e muitas vezes não interferem no ato por receio de represálias. 

Confira as linhas que vão receber a nova catraca:

672 – Trevo de Setiba / T. Itaparica
661 – T. Itaparica / Praça de Vila Velha – Circular
612 – Parque Residencial Terra Vermelha / T. Itaparica, via Ulisses Guimarães
843 – T. Laranjeiras / T. Carapina, via Jardim Tropical
802 – Divinópolis / T. Laranjeiras, via Centro da Serra
885 – Vila Nova de Colares / T. Jacaraípe, via Feu Rosa
907 – Nova Bethânia / T. Campo Grande, via Rod. Centro Sul
716 – Padre Gabriel/ T. Campo Grande via Campo Novo/ Nova Palestina
731 – T. Campo Grande/ T. Jardim América via Vale Esperança
863 – Residencial Jacaraípe/ T. Jacaraípe via Castelândia/ Costa Dourada
728 – Nova Rosa da Penha/ T. Campo Grande via Ceasa

>>Veja o vídeo<<