Geral

Presidente da Turquia renova ataque sobre Holanda e cita massacre de Srebrenica

Redação Folha Vitória

Ancara - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou a tecer críticas contra a Holanda nesta terça-feira, em meio a uma crise diplomática, ao afirmar que o país europeu foi responsável pelo pior assassinato em massa desde a Segunda Guerra Mundial.

Em um discurso televisionado, Erdogan se referiu ao massacre de cerca de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, no leste da Bósnia, em 1995, e culpou o batalhão holandês que atuava sob o comando das Nações Unidas, que não teria impedido o massacre levado a cabo pelas tropas sérvias da Bósnia.

Erdogan disse: "conhecemos a Holanda do massacre de Srebrenica. Sabemos o quão podre é seu caráter pelo massacre de 8 mil pessoas ali."

O presidente turco tem subido o tom das críticas após a Holanda impedir dois ministros turcos de participarem de comícios no país durante o fim de semana. Ambos tentavam participar da campanha do referendo de 16 de abril que pode expandir os poderes de Erdogan no país. Cerca de 400 mil pessoas com laços turcos vivem na Holanda.

Anteriormente, Erdogan chamou a Holanda de "remanescentes nazistas" e os acusou de "fascismo".

A briga diplomática entre os dois países tem colocado em foco a cooperação entre a Turquia e a União Europeia em um grande número de frentes, desde o conflito na Síria à questão dos imigrantes. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda