Geral

Após chuva, moradores de Rio Novo do Sul começam limpeza da cidade e calculam os prejuízos

As aulas do ensino infantil da creche Joaquina Nogueira, no centro da cidade, onde estudam cerca de 350 crianças, seguem suspensas

Moradores de Rio Novo do Sul começam a limpeza de suas casas junto com servidores do município

As fortes chuvas que atingiram o município de Rio Novo do Sul cessaram e os moradores do município começaram nesta segunda-feira (19) a trabalhar para conter os estragos e, aos poucos, retornarem a vida normal. Durante o final de semana, cerca de 600 pessoas ficaram desalojadas e, em todo município, o cálculo é que 10 mil pessoas tenham sido afetadas pela chuva.

 "Não choveu ontem [domingo] e não choveu hoje [segunda-feira], então as pessoas começaram a retornar para suas residências para limpar suas casas e tirar a lama que entrou. Mas muita gente perdeu tudo, todos os móveis e objetos pessoais", revelou a servidora pública Dolores Paixão, uma das responsáveis pela força-tarefa feita pela administração para auxiliar os moradores locais.

Com a leve melhora na situação, o município decidiu retomar nesta terça-feira (20) as aulas do ensino fundamental. Já as aulas do ensino infantil da creche Joaquina Nogueira, no centro da cidade, onde estudam cerca de 350 crianças, seguem suspensas.

Além disso, a Defesa Civil e o prefeito da cidade, Thiago Fiorio Longui, estão andando por toda a cidade para verificar os estragos causados.

Creche localizada no centro da cidade ficou cheia de lama após as chuvas. Aulas para o ensino infantil continuam suspensas. Aulas do ensino fundamental retornam nesta terça-feira (20)

Doações

Segundo Dolores, a maior parte das doações até o momento vem de municípios vizinhos. "Estão sendo entregues doação de água, colchão, roupa de cama e de banho, material de limpeza e de higiene pessoasl".

Quem ainda deseja doar pode entregar qualquer um desses materiais no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, localizado na Rua Maria Nascimento Costa, no centro da cidade.

Água

O abastecimento de água na cidade, segundo a Cesan, foi retomado no último domingo (18), ainda com vazão reduzida devido a quantidade de lama na água. No entanto, segundo a servidora, "muitos moradores dos bairros localizados no alto da cidade ainda não tem água em casa", reitera Dolores.

A Cesan informou que a Estação de Tratamento de Água de Rio Novo do Sul está operando normalmente e a vazão de distribuição está normalizada. Neste momento, considerando ao alto consumo devido ao uso da água para limpeza das casas, a água está chegando com dificuldade nas partes altas da cidade. A Companhia disponibilizou cinco carros-pipa que estão sob a coordenação do município para atender as necessidades dos moradores.

Pontos moeda