Geral

Criadas duas linhas do Transcol para atender passageiros do novo Aeroporto de Vitória

As linhas 539 e 541 vão ligar os municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica à Avenida Adalberto Simão Nader, onde está localizado o aeroporto

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
As novas linhas passam a operar a partir da próxima terça-feira (30) | Foto: Iures Wagmaker

Após mais de 10 anos de obras, a inauguração do novo Aeroporto de Vitória, finalmente, está prevista para acontecer nesta quinta-feira (29), com a presença do presidente Michel Temer. A operação do novo terminal, no entanto, terá início na sexta-feira (30), quando também será iniciado o funcionamento de duas novas linhas do Sistema Transcol, que vai atender a demanda do aeroporto.

De acordo com a Companhia de Transportes Coletivos do Espírito Santo (Ceturb-ES), entrarão em operação as novas linhas 539, que vai ligar os terminais Carapina e Jardim América, e 541, interligando os terminais Vila Velha e Carapina.

O percurso da linha 539, partindo do Terminal Carapina, na Serra, passará pelas avenidas Norte Sul e Adalberto Simão Nader, onde está localizado o aeroporto. Depois disso, a linha percorrerá a Avenida Fernando Ferrari, Reta da Penha, Av. Vitória, Av. Jerônimo Monteiro e Segunda Ponte, chegando no terminal de destino.

Já a 541, partindo de Vila Velha, passa pela Terceira Ponte, Reta da Penha, Av. Fernando Ferrari e Av. Adalberto Simão Nader, onde entra no aeroporto. Após este trajeto, o percurso segue pela Av. Norte Sul, chegado ao Terminal Carapina.

As duas novas linhas vão funcionar durante todos os dias. Nos dias úteis, as partidas dos terminais serão a cada 35 minutos, nos horários de pico, e 50 minutos nos demais horários. Aos sábados, domingos e feriados, o intervalo de partidas será a cada 50 minutos.

Outra mudança em relação às linhas do Transcol, será a partida do aeroporto no pico da tarde. Quatro linhas, que atualmente partem da Avenida Adalberto Simão Nader, passarão a iniciar as viagens a partir do novo terminal aeroportuário, que são as seguintes: 505 (T. Laranjeiras - T. Itacibá / Via Camburi, Beira-Mar - De 15h às 18h30); 515 (T. Laranjeiras - T. Campo Grande / Via Beira-Mar - das 15h50 às 17h12); 523 (T. Jacaraípe - T. Jardim América / Via Beira-Mar - das 15h45 às 16h50); e 572 (T. Laranjeiras - T. São Torquato / Via Camburi - das 15h45 às 18h30).

Inauguração

O acesso para a inauguração e para as atividades do terminal será feito exclusivamente pela avenida Adalberto Simão Nader, e não mais pela avenida Fernando Ferrari, como é feito atualmente para chegar ao antigo terminal.

A Infraero informou que a partir desta programação, o antigo terminal não vai mais receber embarques e desembarques das companhias aéreas, que também desativarão seus postos de atendimento. Não será realizado qualquer tipo de transporte entre os terminais, cabendo ao passageiro chegar às novas instalações.

A ampliação do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, é de responsabilidade do Governo Federal e foi retomada em junho de 2015, após várias paralisações. O investimento total é de R$ 523,5 milhões. O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano, que poderá chegar a 8,4 milhões.


Pontos moeda