Geral

Folha Vitória refaz trajeto da Linha Verde após implementação. Veja no que deu!

Comparando ao teste realizado na última sexta-feira (9), foram 5 minutos de diferença para menos no mesmo trajeto e horário

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória

Nesta sexta-feira (16), a reportagem do Folha Vitória embarcou, novamente, em um ônibus do Sistema Transcol para calcular quanto tempo o veículo leva para completar o trajeto do Centro de Vitória até o cruzamento das avenidas Dante Michelini com a Norte-Sul, em Jardim Camburi. Desta vez, foram cerca de 48 minutos até a conclusão da viagem.

Comparado ao teste realizado na última sexta-feira (9), foram 5 minutos de diferença para menos na duração do trajeto no mesmo horário. Na ocasião, a viagem durou cerca de 53 minutos. O objetivo foi medir os efeitos e a eficácia da Linha Verde de Camburi, que entrou em funcionamento na segunda-feira (12) no local. A extensão é de 3,8 quilômetros.

Durante a gravação da reportagem, foi percebido que os trechos com o trânsito mais congestionado na Capital, no horário, são, principalmente, aqueles entre as avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito, que, novamente, apresentaram grandes retenções.

Linha Verde

A Linha Verde funciona como uma faixa exclusiva para ônibus do transporte público, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis e vans. Ela é adotada de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Orientação

Durante 30 dias, os condutores passarão por um processo de educação e conscientização. Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) farão um trabalho informativo e vão tirar dúvidas dos motoristas sobre o uso adequado do local. Os servidores que atuam na área de Educação para o Trânsito da pasta contarão com apoio da equipe do Papo da Cidade, da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação e ainda de agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Painel

Foi instalado também um painel eletrônico de mensagem variável na altura da Praça dos Namorados, na Avenida Saturnino de Brito, indicando aos motoristas o momento que eles devem mudar de faixa.

Câmeras

A fiscalização da Linha Verde é feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servem ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

Pontos moeda