Geral

Moradores podem escolher nome de novo parque da praia de Camburi. Veja como votar!

São três sugestões: Parque Camburi, Atlântica Parque ou Parque Oceânico

A praia de Camburi vai ganhar uma nova área de lazer e esportes no final da orla, em Jardim Camburi, e os moradores e frequentadores do futuro espaço podem escolher o nome ideal para a área a partir de uma votação online. São três sugestões: Parque Camburi, Atlântica Parque ou Parque Oceânico. 

A área, que hoje já abriga o campo de futebol Zé da Bola e uma pista de bicicross, será ampliada e vai passar a contar com playgrounds, deques, mirante de contemplação, espaço para musculação e ginástica funcional, um Pracão (área destinada ao lazer e atividades de cães) e locais livres com árvores, pergolados, jardins e bancos.

O espaço terá mais de 19 mil metros quadrados e será entregue à comunidade em dezembro de 2018. O projeto, idealizado pela Prefeitura de Vitória, foi elaborado levando em conta uma pesquisa realizada com mais de 500 moradores da região de Jardim Camburi e frequentadores da praia, que demonstraram interesse por mais áreas de convivência e de sombra.

Termo de Compromisso Ambiental
O projeto faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi que estão sendo realizadas pela Vale, através de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.

O termo prevê, ainda, como principal ação, a recuperação da faixa de areia no extremo norte da praia e a construção de um outro espaço, o Parque Costeiro, voltado para educação ambiental, cujos projetos estão em elaboração.

Os objetivos, premissas e o escopo dos parques foram definidos pela Prefeitura de Vitória e pela Vale. A partir dessa definição, estão sendo desenvolvidos os projetos executivos detalhando cada ação.

O projeto para a recuperação da faixa de areia já foi entregue para avaliação dos órgãos ambientais. Ele será executado conforme recomendação técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Pontos moeda