Geral

Oito motoristas são multados no primeiro dia de fiscalização no trânsito por câmeras em Vila Velha

Cinco infrações foram cometidas no trecho final da Avenida Carlos Lindenberg e as outras três, no cruzamento com os bairros de Aribiri e Santa Inês

Segundo a prefeitura do município, a maioria das infrações são por uso indevido do celular

Oito multas foram registradas no primeiro dia de fiscalização no trânsito nas vias monitoradas por câmeras, em Vila Velha. O monitoramento foi iniciado nesta segunda-feira (19). Segundo a prefeitura do município, a maioria das infrações são por uso indevido do celular.

Cinco infrações foram cometidas no trecho final da Avenida Carlos Lindenberg e as outras três, no cruzamento com os bairros de Aribiri e Santa Inês. A fiscalização é feita por um agente de trânsito credenciado, que monitora as imagens captadas por sete câmeras, a partir da Central de Videomonitoramento, localizada na avenida Darly Santos, em Novo México.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração pelo uso de celular varia de R$ 130,16 a R$ 293,47. Pode ser média ao dirigir com fones conectados a aparelhagem de telefone celular ou gravíssima, quando o condutor manuseia o aparelho celular.

Os locais fiscalizados por vídeo estão situados em dois pontos da Avenida Carlos Lindenberg, em Aribiri (Posto Sete), e na entrada do Ibes; nas Avenidas Champagnat com a Hugo Musso, na Avenida Jerônimo Monteiro com a Rua Santa Terezinha, na Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal, em Itapuã, e a Avenida Leila Diniz, em Novo México.

As infrações nesse formato de fiscalização precisam ser identificadas em tempo real pelos agentes da guarda municipal que vão monitorar as imagens. As multas não podem ser aplicadas após análises de imagens gravadas. As câmeras não serão usadas para multar excesso de velocidade porque, segundo a prefeitura, elas não são adequadas para esse tipo de infração.

Pontos moeda