Geral

Primeira série de vistorias finais no aeroporto de Vitória é iniciada

O objetivo neste momento, segundo o gerente de engenharia da Infraero, Giuliano Capucho dos Santos, que acompanhou a equipe da Anac, é conferir se o “que está elaborado no projeto foi executado dentro dos padrões de segurança”

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a realizar nesta terça-feira (6) a primeira etapa de vistoria do novo aeroporto de Vitória. Os trabalhos da equipe técnica serão feitos até quinta-feira (8) e devem homologar a qualidade da infraestrutura do terminal, através de relatórios que serão produzidos por representantes do órgão.

O objetivo neste momento, segundo o gerente de engenharia da Infraero, Giuliano Capucho dos Santos, que acompanhou a equipe da Agência, é conferir se o “que está elaborado no projeto foi executado dentro dos padrões de segurança”. Inicialmente, o resultado é positivo.

“Pelo que a gente executou e pelo o que eles [Anac] viram na primeira vistoria geral, está tudo encaminhado. Vamos ter análise mais detalhada de cada trecho (nos três dias de trabalho). Mas, na visão geral, a primeira perspectiva foi muito boa”, avaliou Capucho.

Antes da inauguração do espaço, programada para acontecer no dia 29 deste mês, inclusive com a presença do presidente Michel Temer (MDB), uma nova fase de vistoria deve ser realizada, ainda sem data confirmada.

"Ao todo são duas vistorias. Esta primeira valida a infraestrutura e a segunda acontecerá este mês e valida a operação", explica Capucho. É nessa segunda fase, por exemplo, que a pista pode ser homologada. Ou seja, é a vistoria da Anac que vai liberar o funcionamento do novo aeroporto.

Além de membros da Anac e da Infraero, membros da equipe da senadora Rose de Freitas (MDB), principal responsável por liberar o investimento de R$ 523,5 milhões para a construção do espaço, também participaram do visita técnica.

Reunião

Uma reunião entre os representantes da Anac, da Infraero e da JL Construções – empresa responsável pelas obras do novo terminal - antecedeu a primeira vistoria geral no aeroporto. No encontro, houve uma apresentação do terminal e a explicação sobre a importância das obras para os capixabas.

Pontos moeda