Geral

Reta da Penha e Fernando Ferrari devem receber faixas exclusivas para ônibus em Vitória

Na Avenida Dante Michelini, em Camburi, a Linha Verde começou a funcionar na última segunda-feira (12)

Na Dante Michelini, a faixa começou a funcionar no dia 12 de março | Foto: Carlos Antolini / PMV

As avenidas Reta da Penha e Fernando Ferrari, além de outras localidades da Beira-Mar, em Vitória, devem ser as próximas a receber a implantação das faixas exclusivas para ônibus, a chamada Linha Verde, que já está em funcionamento na Avenida Dante Michelini, em Camburi.

A informação foi passada pelo prefeito da capital capixaba, Luciano Rezende, em uma transmissão ao vivo, realizada na noite desta terça-feira (13), pela página oficial do mesmo. O vídeo também contou com a participação do secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

De acordo com o prefeito, as primeiras impressões do funcionamento da Linha Verde, em Camburi, são positivas e também explicou os motivos pelos quais o local foi o primeiro escolhido para colocar a proposta em prática. "É a segunda avenida com maior número de ônibus na Grande Vitória. Cerca de 250 mil pessoas passam por aqui por dia nos ônibus, enquanto 65 mil estão nos automóveis", disse Rezende durante a transmissão.

O prefeito defende que alterações deste tipo dependem da mudança no comportamento da população. Para exemplificar, ele citou, dentre outras, a implantação da ciclofaixa aos domingos. Pelo funcionamento da Linha Verde, Rezende afirmou que a faixa exclusiva pode passar a funcionar em outras localidades. "A partir daqui, podemos completar o trecho da Beira-mar e vamos para a Reta da Penha e para a Fernando Ferrari".

Durante a transmissão, o secretário aproveitou para explicar um pouco sobre os estudos realizados até chegar ao modelo de faixa exclusiva implantado em Vitória. "Oito cidades foram estudadas: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre. Todas com corredores exclusivos. Investir no transporte coletivo é a forma que as cidades estão encontrando para resolver os problemas de mobilidade", contou.

Linha Verde

A faixa exclusiva para transporte público, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis e vans na Avenida Dante Michelini começou a funcionar na última segunda-feira (12) e funcionará nos horários entre 6 às 20 horas, nos dias úteis, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

A faixa funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista.

Pontos moeda