ADOTE UMA CAUSA

Geral

Acolhidos da Casa Lar Walter Barcelos têm moeda institucional. Saiba como funciona!

A proposta da moeda é ensinar que, para ter o que se deseja, precisa-se fazer algo, buscar, correr atrás de cada coisa

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

Ensinar crianças e adolescentes a tomar conta do próprio dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar o entendimento de como administrar a vida financeira e pessoal, a criatividade deve ser colocada em prática. Na Casa Lar Walter Barcelos, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), foi desenvolvida uma espécie de moeda institucional para o ensinamento aos adolescentes acolhidos.

A moeda da entidade funciona da seguinte maneira: diariamente, cada adolescente recebe um valor, que é "depositado" em uma conta fictícia. O pagamento é realizado de acordo com o comportamento, respeito, participação nos afazeres da casa, estudos e colaboração de cada acolhido. Como nas contas correntes, o valor pode ser creditado ou debitado. Quando eles deixam de cumprir com as normas pré-estabelecidas pela entidade, eles pagam um valor por este descumprimento, que é descontado da conta.

Leia também: Acolhidos da Casa Lar Walter Barcelos tem aulas de dança, esportes e diversas atividades

Segundo a entidade, o saldo deste dinheiro institucional é acumulado e permite que cada adolescente acolhido faça diversas atividades, como passeios fora da instituição, cinema, pizzaria, praia, entre outros. Os valores acumulados servem também para que cada um compre sua própria roupa na lojinha da instituição.

É pra lojinha que vai toda doação de roupa que a instituição recebe. No local, os adolescente podem fazer a compra com o valor que cada um acumulou na moeda institucional. Dessa forma, de acordo com a entidade, quem não tem saldo suficiente de moedas usa as roupas que são dadas a ele, sem a opção de escolha.

A proposta da moeda é ensinar que, para ter o que se deseja, precisa-se fazer algo, buscar, correr atrás de cada coisa. A instituição ainda orienta a cada adolescente entender que quando não se tem o valor suficiente para comprar o que gostaríamos, é preciso escolher qual é a maior necessidade ou urgência. A partir daí é hora de ganhar mais para adquirir o outro bem.

Conheça a Casa Lar Walter Barcelos e saiba como colaborar

Três dos sete jovens atendidos pela instituição já participam do Programa Adolescente Aprendiz. Para que cada um tenha uma boa ajuda financeira ao deixar a entidade, quando chegaram a idade máxima, todo o dinheiro que eles recebem no programa ou em estágios é guardado em uma poupança individual, pois a instituição dispõe de todas as necessidades dos acolhidos, como o necessário para lazer, alimentação, moradia, vestuário, material escolar, medicamentos, higiene pessoal, entre outros.

Apoio

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

Além da Casa Lar Walter Barcelos, as outras entidades contempladas em 2019 serão a Clínica Carmen Lúcia, Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Pontos moeda