ADOTE UMA CAUSA

Geral

Apoio de voluntários faz a diferença para os atendidos pela Casa Lar Walter Barcelos

Fundado em 1996, a instituição apoiada pelo Instituto Américo Buaiz tem a capacidade de acolher 15 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos incompletos.

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Facebook

Há mais de 20 anos, a Casa Lar Walter Barcelos, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), trabalha para cumprir a missão de resgatar meninos em condições de risco social, promovendo a integração ao convívio em sociedade, com formação humana nas dimensões familiar, religiosa, educacional, esportiva e profissional.

Fundado em 1996, a instituição tem a capacidade de acolher 15 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos incompletos. Atualmente, sete jovens encontram-se acolhidos no local. Para que o trabalho possa ser realizado cada vez com mais maestria, a colaboração de voluntários é essencial para a entidade.

Algumas colaborações já viraram tradição para os moradores do bairro. Um exemplo é o caso da dona Regina, que há cerca de 15 anos, no segundo domingo de dezembro, oferece um almoço aos acolhidos e os presenteia com bermudas, camisas, sandálias e cueca. Já a dona Marilene, há 12 anos, oferece um lanche aos acolhidos no último domingo de junho, acompanhado de uma apresentação teatral com temas sobre valores, princípios, crença e fé.

Conheça a Casa Lar Walter Barcelos e saiba como colaborar!

A cada três meses, os aniversariantes do período comemoram a data no Boliche da Praia, evento proporcionado pelos voluntários do Sincor. Na oportunidade, eles participam de campeonatos de boliche, sinuca, pimball, entre outros. Ainda na área esportiva, frequentemente os voluntários promovem finais de semana de interação, com partidas de queimada, campeonatos de futebol, gincanas e muitas brincadeiras.

Em datas comemorativas, diversos eventos são realizados pelos voluntários. Os principais, por exemplo, acontecem na Páscoa, na época de Festa Junina, Halloween, e até fazem o possível para atender aos pedidos descritos em cartas na época do Natal.

Constantemente, os meninos acolhidos também são convidados a participarem de palestras sobre empreendedorismo. Um exemplo, foi o ocorrido em setembro de 2018, quando uma fábrica de chocolates do município convidou todos os adolescentes para participarem de uma palestra e de um workshop sobre fabricação de alguns doces. Em outra oportunidade, a convite de uma empresa siderúrgica, eles participaram de uma palestra com o tema 'Como buscar conhecimento na internet'.

As colaborações não param por aí. Os jovens já participaram de aulas de jiu-jitsu, de violão e até aprenderam as regras do futebol americano. Voluntários também realizam, com frequência, cortes de cabelo para os acolhidos, entre outros serviços.

Apoio

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

“O IAB faz a divulgação das entidades, promove a visibilidade e trabalha com o voluntariado. No site é possível encontrar o Portal do Voluntário, onde tem as demandas de todas as instituições apoiadas. A cada entidade, a gente convida uma equipe da rede para realizar um ação voluntária. Neste ano, temos duas novidades. Vamos realizar o II Festival da Cultura Alemã, no Shopping Vitória, e também vamos fazer um grande festival de solidariedade", disse Cristina Barbiero Moraes, gerente executiva do Instituto Americo Buaiz.

As entidades contempladas em 2019 serão: Casa Lar Walter Barcelos, Clínica Carmen Lúcia, Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social, enviando os documentos solicitados.


Pontos moeda