Geral

Barragem se rompe após ser atingida por tromba d'água em Rondônia

Rompimento não deixou vítimas, mas número de famílias que moram na região atingida não foi informado, equipes avaliam danos ambientais e materiais

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória
O rompimento da barragem em Brumadinho aconteceu em janeiro de 2019

Uma barragem se rompeu na tarde de sexta-feira, 29, no distrito de Novo Oriente, em Ariquemes, em Rondônia. A ruptura teria sido causada por uma tromba d'água que atingiu a estrutura, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, que informou que não houve vítimas. O número de famílias que moram na região atingida não foi informado.

Equipes da Sedam e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram ao local para avaliar os impactos ambientais e materiais do rompimento. "O local atingido pela tromba d'água apresenta no seu entorno atividades de piscicultura e mineração de cassiterita, sendo necessária a presença da equipe técnica para identificar qual o tipo de barramento sofreu a ruptura", informou a secretaria.

Ainda de acordo com a pasta, caso o rompimento tenha sido da barragem mineral, não há risco de contaminação. "O material nela contido é constituído basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição."

Pontos moeda