Geral

Tempestade Tropical 'Iba' se aproxima de Conceição da Barra e deve ficar no ES até terça-feira

O fenômeno ganhou o nome de Iba, que significa "ruim" em tupi-guarani

Foto: Reprodução/Windy.com

Uma tempestade tropical com ventos de até 65 km/h já está na costa do Espírito Santo. Segundo um comunicado da Marinha do Brasil, a tempestade tropical, que ganhou o nome "Iba ('ruim' em tupi-guarani), está nas proximidades da cidade de Conceição da Barra, no Norte do estado.

A tempestade tropical é uma categoria antes do status de ciclone.

De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos podem aumentar para até 87 km/h em alto mar e 61 km/h junto a costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há, ainda, a possibilidade de ressaca com ondas de três a cinco metros em alto mar ou de 2,5 metros na costa, na faixa que se estende de Caravelas (BA) a Vitória (ES).

O fenômeno também poderá causar chuva intensa, principalmente em alto mar. A Marinha do Brasil alerta para a manutenção de todos os avisos de mau tempo em vigor, que estão no site da instituição.

O ciclone 'Iba' teve início no litoral sul da Bahia, às 9h deste domingo (24). A previsão é que o fenômeno meteorológico perdure até a próxima terça-feira (26).

Pontos moeda