Geral

Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima semana

A programação inclui conferências que abordam temas como financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), atenção de qualidade e saúde como direito

Foto: Reprodução/PMCI

Será realizado na próxima semana a VII Conferência Municipal de Saúde, em Cachoeiro de Itapemirim. Profissionais da área, servidores e sociedade civil se reúnem na terça-feira (02) e na quarta-feira (03), no auditório da escola Zilma Coelho Pinto, localizada no bairro Ferroviários, para discutir o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS – Sistema Único de Saúde”.

A programação inclui conferências que abordam temas como financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a consolidação de seus princípios, atenção de qualidade e saúde como direito, além de ter horários reservados para discutir o regimento, formalizar propostas para serem levadas para a etapa estadual e eleição de delegados que representarão Cachoeiro na ocasião.

São objetivos da conferência fortalecer a saúde pública no município, buscando implantar políticas para prevenção de doenças, promover programas que incentivem melhorias e avanços em medicina preventiva, reafirmar os princípios do sistema no que tange à qualidade e atendimento universal, entre outros.

As inscrições para participar da VII Conferência Municipal de Saúde podem ser feitas até esta sexta-feira (29), das 8h às 16h, na sede do Conselho Municipal de Saúde, rua Raulino de Oliveira.

Confira a programação

Terça-feira (02)

- 7h/8h30: Recepção / Credenciamento dos (a) Delegados(a)

- 8h30/9h: Solenidade de Abertura

- 9h/9h30: Aprovação do Regimento

- 9h30/10h: coffee break

- 10h/11h - Painel 1 - "Financiamento adequado e suficiente para o SUS” - Sistema Único de Saúde. Conferencista: Márcia Portugal, Chefe do núcleo especial de programas de serviços de saúde da SESA - Secretaria Estadual de Saúde.

Coordenador da Mesa: Ivani Canedo Silvestre

Moderador: Roberto Ferreira Póvoa

- 11h/12h: Debate do Painel 1: "Financiamento adequado e suficiente para o SUS”

- 12h/13h30: Almoço

- 13h30/14h30: Painel 2 -"Saúde como Direito e Atenção de Qualidade”. Conferencista: Dr. Cleto Vinicius Vieira Pedrollo, Promotor de Justiça da Comarca de Cachoeiro Itapemirim/ES.

- 14h30/15h30: Debate do Painel 2: "Saúde como Direito e Atenção de Qualidade”.

Coordenador da Mesa: Valdir Rodrigues Franco

Moderador: Ivani Canedo Silvestre

- 15h30/16h: coffee break

- 16h/17h30: trabalho de grupos apresentação das propostas do Painel 1: "Financiamento adequado e suficiente para o SUS” e do Painel 2: "Saúde como Direito e Atenção de Qualidade”.

Coordenador Mesa: Valdir Rodrigues Franco e Ivani Canedo Silvestre

Moderador: Roberto Ferreira Povoa

Quarta-Feira (03)

- 8h/9h : Painel 3 - "Consolidação dos princípios do SUS - Sistema Único de Saúde". Conferencista: Alexandre de Oliveira Fraga, ex conselheiro nacional, estadual e municipal, secretário executivo do CES - Conselho Estadual de Saúde.

Coordenador da Mesa: Darcy Viqueti Fassarela

Moderador: Marcio Costa Ribeiro

- 9h/9h30: coffee break

- 9h30/10h30: Debate do painel 3: "Consolidação dos princípios do SUS - Sistema Único de Saúde.

- 10h30/12h: Trabalho de grupo Painel 3: "Consolidação dos princípios do SUS - Sistema Único de Saúde".

Coordenador: Darcy Viqueti Fassarela

Moderador: Ivani Canedo Silvestre

- 12h/13h30: Almoço

- 13h30/15h: Plenária Formalização e aprovação das propostas

- 15h/15h30: coffee break

- 15h30/17h: Plenária final eleição de delegados

Coordenador : Valdir Rodrigues Franco, Ivani Canedo Silvestre

Moderador: Darcy Viqueti Fassarela

- 17h: Encerramento

Pontos moeda