Geral

Dia do Consumidor terá ação especial do Procon em Cachoeiro de Itapemirim

Das 8h às 13h, quem passar pela Praça Jerônimo Monteiro poderá esclarecer dúvidas sobre compra de produtos, contratação de serviços, Código de Defesa do Consumidor e outras questões ligadas ao consumo

Foto: Reprodução/PMCI

Nesta sexta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Cachoeiro realizará ação especial na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, com distribuição de materiais educativos e atendimentos ao público.

Das 8h às 13h, quem passar pelo local poderá esclarecer dúvidas sobre compra de produtos, contratação de serviços, Código de Defesa do Consumidor e outras questões ligadas ao consumo.

O principal objetivo do órgão é aproveitar a data para chamar atenção para a importância da educação para o consumo.

“O dia a dia do consumidor está a cada vez melhor, porque estão mais informados e os fornecedores estão mais conscientes da sua função no mercado de consumo. Quem desrespeita o consumidor acaba sofrendo reclamações e ações judiciais, o que pode comprometer o lucro, além de gerar sanções e outros procedimentos”, comenta o coordenador do Procon do município, Rogério Athayde.

Ainda segundo o coordenador, o que faz do Código de Defesa do Consumidor uma das leis mais avançadas do mundo é a atuação da sociedade, quando discute, pressiona e exige seus direitos. “Por isso, mais importante que a lei é o movimento de defesa do consumidor”, afirma.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no país. Foi o que serviu de modelo para a criação dos demais Procons do País.

Como parte das comemorações pela data, o Procon de Cachoeiro também participará do IV Encontro do Ministério Público com os Procons Municipais, em Vitória.

Alerta

O Procon de Cachoeiro alerta que, assim como em outras datas comemorativas, é preciso ficar atento às promoções que surgem em alusão ao Dia do Consumidor. “Sites de compras e lojas aproveitam essas datas para estimular o consumo dos produtos e serviços, mas o consumidor não deve comprar nada por impulso. Recomendamos cautela e pesquisa de preços, sempre, para evitar transtornos”, salienta.

Atendimentos

Em Cachoeiro, o Procon realiza, em média, 600 atendimentos mensais. No ranking de reclamações registradas pelos consumidores figuram, na ordem, assuntos financeiros (bancos e financeiras), serviços essenciais (água, luz, telefone), produtos (geladeira, fogão, telefone, tv), saúde e habilitação.

Pontos moeda