Entenda porque o podcast é a mídia do momento

Geral

Entenda porque o podcast é a mídia do momento

O jornal online Folha Vitória passará a oferecer para sua audiência um podcast sobre esportes de aventura e ao ar livre: o NaTrilha

Marlon Max

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel

A facilidade em acessar a internet e o conteúdo segmentado estão entre os principais motivos para o crescimento do podcast no mundo. De acordo com especialistas, a alteração no comportamento e no estilo de vida das pessoas tornou o podcast a mídia ideal para quem busca por informações sobre assuntos específicos.

Apontado como a mídia do momento, o podcast atrai milhares de novos consumidores todos os anos

Para a doutora em Comunicação Rose Vida, a segmentação de assuntos é uma forma de atrair o público certo para determinada informação. Vidal explica que, ao abordar um assunto muito específico, os produtores de conteúdo para podcast estão entregando para o público exatamente o que eles buscam, e isso representa uma vantagem em relação a outras mídias.  

“A segmentação é dividir em grupos, os clientes ou uma marca de acordo com os interesses de cada um. Então, partindo desse pressuposto, quando você segmenta o gosto do seu cliente, você atinge um mercado maior”

A doutora complementa falando sobre a vontade das pessoas em se sentir especiais e atendidas individualmente. Para ela, o público se sente representado quando tem uma mídia que, ao invés de trazer um programa de assuntos gerais, trata de um tema delimitado. 

Podcast: informação segmentada


Por ser distribuído como um arquivo de áudio, o podcast muitas vezes é comparado ao rádio. A diferença, no entanto, está na mobilidade permitida. Os ouvintes, geralmente, aproveitam o tempo ocioso no trânsito, ou até mesmo durante os exercícios na academia, para ouvir seu programa favorito, de forma gratuita e livre de interrupções. 

“Não tem pausa para propagandas e posso ter acesso à informações de uma forma mais específica. Por exemplo, eu escuto muito o podcast imagina juntas, que é um podcast de mulheres que produzem conteúdos para mulheres”, explica a designer gráfica Pamella Mayra, de 22 anos.

A mudança na forma como as pessoas consomem informação hoje em dia chamou a atenção de empresas, como a Google e Spotify, que desde o ano passado criaram produtos em podcast específico para seus clientes. Para a doutora Rose Vidal, essa mudança foi puxada pelo rápido avanço tecnológico que passou a fazer parte do dia a dia da maioria dos brasileiros.

Podcast: transformação tecnológica


Podcast NaTrilha

O jornal online Folha Vitória passará a oferecer para sua audiência um podcast sobre esportes ao ar livre: o NaTrilha. Em parceria com o escalador e condutor de turismo de aventura Renan Alves, o podcast irá explorar, além dos esportes, o aspecto turístico de diversos locais para a prática do esporte no Espírito Santo e o estilo de vida das pessoas que gostam de aventura. Fique atento! Informações sobre o lançamento em breve!