Geral

Museu do Pescador recebe exposição de miniaturas de casarões antigos em Vitória

A mostra apresenta a recriação de dez edificações em cerâmica, todas em versão miniatura

Foto: Diego Alves

Um olhar delicado que joga luz sobre casas e casarões antigos da capital. Essa é a proposta da exposição "Janelas do Tempo", das ceramistas Marise Bessa e Elaine Sohelo, que abre para o público nesta sexta-feira (29), a partir das 13 horas, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador), em Vitória.

A mostra apresenta a recriação de dez edificações em cerâmica, todas em versão miniatura. Um dos espaços recriados e de maior destaque é o Museu do Pescador. Além dessa edificação, os outros prédios escolhidos traçam um painel sobre a história arquitetônica da cidade de Vitória.

Visitas

Para a construção de cada uma das peças, as artistas realizaram uma visita técnica nos espaços, onde todos os detalhes foram registrados em fotografia. Depois, cada uma das casas ganhou uma representação em formato de desenho. Na sequência, cada uma das imagens serviu de base para a reconstrução das réplicas em cerâmica.

Memória

“Resgatar e valorizar a memória e cultura dessa região tão rica e cheia de tradições é nossa missão e nosso foco, além de ser muito importante ocupar os nossos espaços culturais com atividades que envolvam seu entorno", disse Patrícia Bragatto, gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, que organizou a nova exibição da mostra.

Pontos moeda