Geral

Professor e jornalista Carlos Tourinho morre na Praia da Costa, em Vila Velha

A ocorrência foi registrada pelo Ciodes como afogamento, contudo, o serviço de Salvamar de Vila Velha afirma que a causa da morte teria sido um mal súbito. Uma perícia da Polícia Civil vai confirmar a real causa da morte do jornalista

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal

O professor e jornalista Carlos Alberto Moreira Tourinho, de 57 anos, morreu no início da tarde deste domingo (31), na Praia da Costa, em Vila Velha. Carlos Tourinho era muito conhecido pelas publicações de vários livros e também pela história na profissão.

Segundo informações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), uma equipe foi acionada para atender a ocorrência de um afogamento. Contudo, ao chegarem no local, os militares constataram a morte do professor, que tomava banho no mar.

Tourinho era professor do curso de jornalismo da Universidade de Vila Velha (UVV). O coordenador do curso na universidade, Bruno Dias Franqueira, falou sobre a perda. 

"O Tourinho era um professor que já tinha muito tempo na pós-graduação da UVV. A gente sempre via ele com bons olhos e, há dois anos, precisamos de um professor novo pra assumir uma cadeira. Entramos em contato e ele aceitou. Ele era uma pessoa que nós estimávamos muito, também pela carreira dele. Além disso, ele sempre teve interesse em participar da vida acadêmica e já escreveu vários livros. Os alunos gostam muito dele. Vários já me ligaram dizendo não acreditar. Tourinho era uma pessoa sem atritos e sempre tratou bem a todos. Estamos muito tristes, em todos os sentidos, pela perda. Era uma pessoa carinhosa, vivia sorrindo e era muito otimista", afirma Franqueira.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp/ES) informou que a ocorrência foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo serviço de Guarda-vidas da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

Apesar de o registro da ocorrência do CIODES citar afogamento, o serviço de Salvamar da Prefeitura de Vila Velha nega que essa tenha sido a causa da morte. Segundo o Salvamar, o jornalista sofreu um mal súbito. "Equipes do serviço Salvamar e familiares tentaram imediatamente reanimá-lo, porém ele veio a falecer no local", informou o serviço da prefeitura.

Já a Polícia Civil do Estado (PCES) informou que a ocorrência foi registrada como suposto afogamento. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima foi socorrida do mar por uma salva-vidas, que realizou massagem cardíaca na mesma. Porém, a vítima não resistiu. A perícia da Polícia Civil foi acionada e o corpo será encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML), para identificação e realização de exames para comprovar a causa da morte.

Carreira

Carlos Alberto Moreira Tourinho é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele é pós-graduado em Economia para Jornalistas com ênfase em Inovação pela Universidade Federal do Estado (UFES), especialista em Estudos Avançados de Comunicação, com ênfase em novas mídias pela Cândido Mendes/Vitória e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFES. 

Tourinho é autor de cinco livros sobre Comunicação e Inovação e é professor de graduação em Jornalismo e Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Vila Velha (UVV-ES). Ele atuava como pesquisador colaborador no Observatório Cidade e Porto, do mestrado de sociologia da UVV e como co-coordenador do laboratório de Jornalismo Misturemídia, da graduação de Jornalismo também na UVV. 

Carlos Tourinho também atuou como professor voluntário em Comunicação Social da UFES. Jornalista profissional desde 1984, Tourinho acumula experiência nas funções de: produção, reportagem, reportagem especial, reportagem em Rede nacional, edição, apresentação de telejornal, chefia de reportagem, editor-chefe de telejornal, direção de Jornalismo. Atuou durante 28 anos na TV Gazeta/Rede Globo e também foi diretor de Jornalismo multimídia da Rede Record News no ES/Rede Sim.

Pontos moeda