Geral

Sobe para 14 o número de pessoas contaminadas por surto de diarreia em Vila Velha

Um inquérito epidemiológico foi instaurado pela Prefeitura de Vila Velha para apurar a causa do surto

Foto: TV Vitória

Subiu para 14 o número de pessoas com os mesmos sintomas de infecção intestinal, motivada por um possível surto de contaminação entre alunos de uma creche privada, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha. Agora, além das crianças, quatro adultos também apresentaram os sintomas, sendo duas professoras e dois funcionários do local. 

Até o momento, quatro crianças permanecem internadas em hospitais da Grande Vitória. Uma delas, continua em estado grave. Uma outra criança de dois anos acabou não resistindo e morreu após ficar nove dias internada em um hospital do município de Vila Velha. 

O caso
Desde o último dia 22, quando o surto foi identificado, foram coletados diversos materiais para análises laboratoriais. O conteúdo está sendo analisado pelo Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental.

A creche, que fica na Praia da Costa, foi temporariamente fechada. De acordo com a coordenadora, também há uma suspeita de que a infecção pode ter acontecido em um quiosque próximo a escola, que continua em funcionamento.

A investigação aponta que das dez crianças afetadas, quatro são da mesma turma na creche. A principal recomendação, neste momento de surto, é que aos primeiros sintomas, como a diarreia, os pais entrem em contato imediatamente com a Vigilância Epidemiológica.

Na manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), realizará uma coletiva para divulgar os resultados dos exames que foram feitos. 

Leia também

>> Familiares se despedem de criança que morreu após surto de diarreia em Vila Velha

>> Surto em creche: criança internada está em coma, com quadro de insuficiência renal e edema cerebral

>> Demora ao comunicar surto de diarreia em creche de Vila Velha pode atrapalhar investigação

Pontos moeda