Chuva: mantenha seu quintal limpo e elimine focos do Aedes aegypti
Em Domingos Martins, já foram registrados mais de 40 casos suspeitos de dengue no início deste ano
Com o período de chuvas que predomina na região serrana, cresce a preocupação com os focos do mosquisto Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. A maior parte dos criadouros são encontrados nas residências e objetos como garrafas, pratos de vasos de planta e pneus devem ser eliminados.
Em suas casas, os moradores devem ficar atentos ao acúmulo de água em calhas, pneus velhos e garrafas. É importante manter o quintal limpo, encher os pratos de vasos de plantas de areia, tampar tonéis, depósito de água, caixas d’água e qualquer recipiente que possa reservar água.
Neste ano, o município de Domingos Martins já registrou mais de 40 casos suspeitos de dengue de acordo com a Vigilância em Saúde. Além da dengue, também foram registrados casos suspeitos de chikungunya.
O que fazer se apresentar os sintomas
Mesmo com todos os cuidados que cada morador tem em suas residências, ainda existe o risco de ser picado por um mosquito transmissor. Por isso, se você apresentar sintomas como febre alta e mal-estar geral, acompanhados de manchas avermelhadas pelo corpo, coceira leve, dor no corpo e dor de cabeça, procure a unidade de saúde mais próxima.
Lembre-se de separar um tempo, semanalmente, para limpar o quintal e eliminar os objetos que podem reservar água. A orientação é que esta limpeza ocorra no mesmo dia da semana. Para ajudar na organização deste tempo, o Governo do Estado disponibiliza um checklist.