CORONAVÍRUS

Geral

Consultas eletivas estarão suspensas a partir desta quinta

Segundo o governador Renato Casagrande, as cirurgias também vão ser adiadas a partir de segunda-feira

Foto: Breno Ribeiro

As consultas e cirurgias eletivas — com menos urgência e que são pré-agendadas — nas unidades estaduais de saúde serão suspensas no Espírito Santo nos próximos dias. De acordo com o governador Renato Casagrande, que anunciou as medidas no início da noite desta quarta-feira (18), durante uma coletiva de imprensa realizada por meio de videoconferência, as consultas estarão suspensas a partir desta quinta-feira (19), e as cirurgias, a partir de segunda-feira (23). Já as consultas e cirurgias consideradas urgentes serão mantidas.

De acordo com Casagrande, a medida tem como objetivo fazer com que as unidades de saúde se preparem para atender os pacientes com a Covid-19. Segundo o governador, alguns procedimentos serão transferidos para outros hospitais.

"Para que eles possam se organizar, se preparar, como plano de contingência para qualquer necessidade de recepcionar serviços dos hospitais que serão referência no tratamento de coronavírus. Por exemplo, no Jayme Santos Neves, um hospital metropolitano que vai ser referência no tratamento de coronavírus, boa parte dos serviços deles serão transferidos para outros hospitais", destacou Casagrande.

>> Agência orienta hospitais particulares a adiarem cirurgias

O governador enfatizou que a ordem estabelecida das cirurgias será obedecida, pois o que houve foi apenas um adiamento das operações, que cumprirá a sequência original.

Ainda segundo o governador, ainda não há um prazo de quando as unidades de saúde estaduais voltarão a realizar os procedimentos eletivos. Casagrande afirmou que essa e outras informações sobre a medida serão detalhadas na portaria que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicará até sexta-feira (20).

Confira a íntegra da coletiva de imprensa de Casagrande nesta quarta-feira:


Pontos moeda