Nível do Rio Doce cai em Linhares, mas continua acima dos 4 metros
A tendência é de queda no volume de água, segundo a Defesa Civil
Depois de chegar a quase cinco metros, o Rio Doce voltou a perder nível. Às 8h dessa segunda-feira (9), estava com 4,17 metros, segundo o último boletim da CPRM - Serviço Geológico do Brasil.
O nível estabilizou e a tendência é a de que caia nas próximas horas, segundo a Defesa Civil de Linhares. Nesse domingo (8), o Rio Doce chegou a 4,75 metros engoliu a estrada de acesso a Povoação, balneário da cidade. Depois disso, começou a perder volume.
O rio continua muito acima da cota de inundação, que é de 3,45 metros. Por isso, muitas famílias que foram atingidas pelas cheias continuam abrigadas no ginásio do bairro Conceição, em Linhares.
Ao todo, 44 pessoas do bairro Olaria, o único da cidade a ser atingido quando o rio ultrapassa a cota de inundação, tiveram de deixar as casas. As primeiras famílias chegaram lá no dia 3 de março. Outras 15 pessoas, que também tiveram de sair por conta da cheia, estão na casa de parentes ou amigos.
Previsão
As chuvas na bacia do Rio Doce, em Minas Gerais, é que fazem o nível da água subir. A CPRM monitora todo o percurso dessas águas. E de acordo com os últimos boletins, em várias cidades mineiras, onde o rio ultrapassou a cota de inundação, o volume está, praticamente, em níveis considerados normais.
Em Baixo Guandu e Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, o rio já está abaixo do nível de inundação. A tendência nesses lugares, segundo a CPRM, é a de que o volume caia gradualmente nas próximas horas. Como também é previsto para Linhares.