CORONAVÍRUS

Geral

Prefeitura de Nova Venécia e hospital em Colatina notificam casos suspeitos de coronavírus

Segundo a prefeitura, o paciente teria feito viagem recente ao exterior. Já hospital informou que uma mulher está internada em isolamento

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Nova Venécia
Sede da Prefeitura de Nova Venécia

 A Prefeitura de Nova Venécia e um hospital da rede privada em Colatina informaram que notificaram, cada um, uma suspeita de coronavírus. Os dois municípios ficam na Região Noroeste do Estado. 

 Em Nova Venécia, a Secretaria Municipal de Saúde informou, na última terça (10), que o paciente teria feito viagem recente ao exterior e, ao retornar, apresentou alguns sintomas leves de gripe. Por conta disso, o município adotou Protocolo Estadual de acordo com o Plano de Prevenção e Controle do SARS Cov2 (Convid-19), enquadrando como caso suspeito.

Em Colatina, um hospital divulgou por nota que uma mulher está em internada em isolamento e apresenta bom estado de saúde. De acordo com a assessoria da Unimed Noroeste Capixaba,  exames já foram realizados e os resultados devem sair até o fim da semana. 

O hospital também disse que todos os procedimentos previstos pelo Ministério da Saúde para casos suspeitos do novo coronavírus foram adotados e que a Secretaria de Estado da Saúde acompanha o caso

Definição de casos suspeitos

Estão enquadradas dentro da definição de casos suspeitos do Covid-19 pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e que estiveram recentemente na Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Dados estaduais

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizou, nesta quarta-feira (11), 35 casos suspeitos de Covid-19 (na terça - 10, eram 37). Dos 60 casos notificados com suspeita, 24 foram descartados e um foi confirmado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Todos os casos suspeitos possuem vínculo de viagem ao exterior conforme preconiza Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19 - agora são 36 países sustentados para verificação da doença.