CORONAVÍRUS

Geral

Presos do regime semiaberto poderão cumprir prisão domiciliar no ES

Informação foi divulgada na tarde desta terça pelo governador Renato Casagrande, que ressaltou que a medida é uma sugestão do Estado à Justiça

Foto: Divulgação

Presos do regime semiaberto do sistema penitenciário do Espírito Santo poderão migrar para o regime domiciliar e serão monitorados por tornozeleira eletrônica. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (17) pelo governador Renato Casagrande, durante uma coletiva de imprensa. Casagrande ressaltou ainda que a medida é uma sugestão do Estado à Justiça, que tomará a decisão.

Além disso, o Governo do Estado vai sugerir à Justiça que presos considerados vulneráveis — idosos ou com algum problema de saúde — também migrem para a prisão domiciliar. Segundo o governador, a medida tem como objetivo reduzir a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus dentro dos presídios capixabas. 

Ainda segundo o governador, a Justiça vai manter, pelo menos por enquanto, as audiências de custódia presenciais. Entretanto, ele afirmou que as audiências por videomonitoramento serão ampliadas.

Além disso, o governador fez uma recomendação para que as pessoas evitem realizar visitas dentro das penitenciárias do Estado. "Nosso intuito é isolar pessoas que estejam em grupos de risco. O sistema prisional pode ser um local onde haja uma facilidade maior de disseminação do vírus. Então nós estamos pedindo, recomendando e orientando para que haja uma diminuição, ou que não haja visitas ao sistema prisional. Essa é uma orientação neste momento, uma recomendação. Ainda não uma determinação", frisou.

Confira a íntegra da entrevista coletiva de Casagrande, na tarde desta terça:


Pontos moeda