Geral

Cesan e EDP não vão cortar água e luz de quem não pagar conta nos próximos dias no ES

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira (26) pelo governador Renato Casagrande

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Usuários do sistema de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) não terão corte no abastecimento, caso haja atraso na conta. A medida também foi adotada pela EDP.

A medida da Cesan vale por 30 dias e foi anunciada, na tarde desta sexta-feira (29), pelo governador Renato Casagrande. 36 mil famílias que estão cadastradas na tarifa social e os 71 mil estabelecimentos da tarifa comercial serão beneficiadas. 

De acordo com a EDP, no período da vigência do decreto estadual, a luz de quem não efetuar o pagamento não será desligada. Apesar da suspensão do corte de energia, a EDP reforçou a importância para que os clientes continuem pagando as contas normalmente, já que o consumo de energia continuará sendo cobrado nesse período, evitando acúmulo de valores em débito. Por isso, torna-se ainda mais necessário o consumo consciente e racional da energia.

A concessionária orientou que os clientes busquem ferramentas virtuais de pagamentos, que contribuem para que não precise sair de casa, como o débito automático e internet banking. O cadastro da fatura de energia no débito automático pode ser feito a qualquer momento pelo EDP Online ou diretamente pela instituição bancária.

Perdão das dívidas

A decisão é válida para as contas referentes ao que for consumido entre  17 de março e 18 de abril. Não serão cobrados juros e nem multas dos consumidores. Os valores poderão ser parcelados em até 24 vezes, com entrada de 5% e parcela mínima de R$ 30,00. 

Vencimento das contas

As contas que vencerem entre os dias 18 de março e 4 de abril poderão ser pagas também sem juros até o dia 09 de abril. 

Contas de março

O valor referente ao que for consumido neste mês pode ser prorrogado por 30 dias ou parcelado em 6 vezes, sem multa e sem juros.

Débito de quatro ou mais faturas

De acordo com a Cesan, neste período do decreto, os consumidores que tiverem quatro ou mais faturas atrasadas, poderão negociar as dívidas, porém, é importante que ele manifeste o interesse. 

O valor poderá ser parcelado também em até 24x, com entrada de 5%, e parcela mínima é de R$ 30,00. 

Os interessados devem ligar para a Cesan no telefone 115.

O decreto

O decreto estadual de 17 de março determinou o fechamento total do comércio e de outras atividades. No entanto, nesta quinta-feira (25), em um novo pronunciamento, o governador anunciou que outros serviços como bancos, lotéricas, lojas de material de construção e de serviços automotivos, por exemplo, passam a fazer parte da lista de atividades não essenciais e, por isso, não poderão funcionar  até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa. 

Leia mais: Transcol suspenso, bancos fechados: veja outras medidas restritivas no ES até 4 de abril

Assista à coletiva: 


Pontos moeda