VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Covid-19: Linhares faz mutirão para aplicar vacina em idosos com mais de 72 anos neste sábado

Até o momento, o município já vacinou mais de 8 mil pessoas com a primeira dose e mais de 2.500 pessoas com a segunda dose contra a covid-19

Foto: Secom/Felipe Tozatto

A Prefeitura de Linhares promove, neste sábado (27), um mutirão para aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 72 anos. A vacinação começou às 8h e segue até às 15h, em 31 unidades de saúde, da sede e do interior do município. A ação segue o Plano Nacional de Imunização e respeita a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde e a expectativa é que sejam vacinados 1.200 idosos. 

Para vacinar, é preciso apresentar o Cartão de Vacina, o cartão do SUS ou CPF. O uso de máscara é obrigatório e não é necessário chegar antes da abertura das salas de vacinação para evitar filas e aglomerações. 

“A vacina é nossa principal arma no combate a pandemia, por isso estamos fazendo todo possível para imunizar o maior número de pessoas no menor tempo, mas também precisamos da conscientização da população, para que continuem se cuidando e seguindo as normas sanitárias de biossegurança”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não é possível estabelecer programação de médio e longo prazo para vacinação. A prerrogativa de comprar e distribuir vacinas no Brasil é do Ministério da Saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização. 

O município faz a distribuição conforme o recebimento de imunizantes. A prefeitura aderiu ao consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos para comprar vacinas, mas as doses ainda são prioridade de distribuição do Governo Federal. Até o momento, Linhares já vacinou mais de 8 mil pessoas com a primeira dose e mais de 2.500 pessoas com a segunda dose contra a covid-19.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a ação é de grande importância, por Linhares avançar na vacinação dos grupos prioritários determinados pelo Plano nacional de Imunização.

“Nós estamos vacinando todas as pessoas acima de 72 anos e entendemos que, com a vacinação, o distanciamento social, o avanço dos nossos trabalhos e a dedicação quase que integral das nossas equipes de saúde, vamos atravessar de forma menos traumática este momento grave da pandemia”, destacou o prefeito.

As Unidades de Saúde abertas para vacinação são:

- UBS Aviso

- UBS Araçá

- UBS Interlagos I

- UBS Interlagos II

- UBS CAIC (Interlagos)

- UBS Shell

- UBS BNH

- UBS Lagoa do Meio

- UBS Jardim Laguna

- UBS São José

- UBS Linhares V

- UBS Nova Esperança

- UBS Planalto

- UBS Santa Cruz

- UBS Canivete

- UBS Conceição

- UBS Três Barras

- UBS Centro

- UBS Residencial Rio Doce

- UBS Bebedouro

- UBS Rio Quartel

- UBS Baixo Quartel

- UBS Pontal de Ipiranga

- UBS Povoação

- UBS Regência

- UBS Perobas

- UBS São Rafael

- UBS Japira

- UBS Humaitá

- UBS Guaxe

- UBS Farias

Pontos moeda