Geral

Covid-19: Ocupação de leitos de UTI passa de 91% no Espírito Santo

Índice de ocupação de 90% foi estipulado como um limite pelo governo do Estado para que restrições mais duras sejam adotadas

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes infectados com a covid-19 chegou a 91,05% na manhã desta terça-feira (16). A atualização do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ocorreu às 11h50. O número significa que dos 749 leitos atualmente disponíveis, 685 estão ocupados por pacientes.

O índice de ocupação de 90% foi estipulado como um limite pelo governo do Estado para que medidas mais duras de restrição sejam tomadas para conter o avanço da doença no Espírito Santo. 

Foto: Diego Simao

Na tarde desta terça-feira, às 15h, o governador Renato Casagrande (PSB) fará uma coletiva de imprensa, que será transmitida pelo Folha Vitória. A expectativa é que o governador anuncie medidas mais extremas de combate à pandemia, incluindo o fechamento total do comércio. 

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, somente os estabelecimentos considerados essenciais, como padaria, supermercado e farmácia, poderiam funcionar durante 14 dias. 

A proposta de "fechamento total" do comércio foi anunciada pelo governador, nesta segunda-feira (15), durante reunião com representantes do comércio, da indústria e dos demais Poderes. Participaram do encontro online, dentre outras lideranças, os presidentes da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos); da Findes, Cristhine Samorini; e da Fecomércio, José Lino Sepulcri. 

Leia também: Fechamento total do comércio no ES deve valer 72 horas após anúncio nesta terça

Pontos moeda