CORONAVÍRUS

Geral

Espírito Santo atinge marca de 80% na ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19

Na manhã desta quinta-feira (11), a taxa de ocupação de UTI registrou uma leve queda e estava com 79,97%

Foto: Diego Simao

O Espírito Santo alcançou a taxa de 80% de ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da covid-19 na quarta-feira (10). Dos 724 leitos disponíveis, cerca de 580 estão ocupados com pacientes infectados pela doença. O número também representa uma pausa na oferta de leitos para pacientes de outros estados.

Taxas de ocupação parecidas com as atuais foram atingidas em meados de julho, quando o estado passou pelo primeiro pico da doença. O número atual de leitos disponíveis já calcula o total de ampliação para UTI. Atualmente, ao todo, o Espírito Santo possui 1408 leitos para o tratamento da doença, 684 destes são de enfermaria. A taxa geral de ocupação é de 76,42%.

Na manhã desta quinta-feira (11), a taxa de ocupação de UTI registrou uma leve queda e estava com 79,97%. As informações mais recentes do Painel Covid-19, apontam que, em 24 horas, o Espírito Santo registrou 1.472 novos casos e 32 mortes. Ao todo, o estado já soma 6.642 óbitos e 339.054 casos confirmados.

Leia também: Aumento na ocupação de leitos pode 'fechar a porta' para pacientes de outros Estados

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a rede continua em expansão. A expectativa é que até o final do mês de abril a rede esteja ofertando 900 leitos de UTI. A secretaria explicou, por meio de nota, que o monitoramento da curva da doença no Estado, assim como a ocupação de leitos, é diária, e que de acordo com a necessidade, novas medidas são adotadas para garantir que não haja comprometimento no atendimento de todos os pacientes. 

Sobre a oferta de leitos para pacientes de outros estados, a Sesa esclareceu que a garantia da disponibilidade está submetida a avaliação do comportamento da ocupação sustentada dos próximos dias. O último paciente de Santa Catarina chegou ao estado na terça-feira (09).

Dos 36 pacientes transferidos do estado do Amazonas para o Espírito Santo, 02 permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, sendo 01 em UTI e 01 em enfermaria. Do total de pacientes transferidos, 26 receberam alta e 08 foram à óbito.

De Rondônia, dos 40 pacientes transferidos para o Estado, 17 permanecem em UTI e 02 em enfermaria, 11 tiveram alta e 10 faleceram. Até o momento, 05 pacientes foram transferidos de Santa Catarina para o Espírito Santo para continuidade do tratamento contra a covid-19. Um deles evoluiu para óbito.


Pontos moeda