VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Espírito Santo começa a vacinação para idosos de 70 a 74 anos; veja calendário na Grande Vitória

Estado recebeu mais de 84 mil doses no último sábado (20), que serão usadas para ampliar o público-alvo

Foto: Arleson Schneider / TV Vitória

Uma nova faixa etária começa a ser vacinada contra o novo coronavírus a partir desta segunda-feira (22), no Espírito Santo. Em um evento realizado no município de Serra, o Estado iniciou, de forma simbólica, a vacinação em idosos da faixa etária de 70 a 74 anos. Com a distribuição das doses, cabe a cada município definir a estratégia de imunização.

O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande. Segundo ele, a expectativa é que o Estado tenha entregas semanais das doses  para que mais faixas etárias sejam alcançadas. "As vacinas chegaram no sábado e estão sendo distribuídas hoje (segunda), pois os municípios já tinham vacina para o fim de semana. Essas 84.600 doses estão indo para os municípios do Espírito Santo. Espero que agora, toda semana, chegue um lote para que a gente possa adiantar a vacina e, junto com o isolamento, poder salvar a vida das pessoas", afirmou.

Casagrande também falou sobre a aceitação da sociedade quanto às regras do decreto de fechamento total. "A grande maioria tem aceitado, participado e compreendido a decisão. Uma outra parte rejeita. Estamos pedindo a compreensão e a ajuda das pessoas. Essas decisões não são fáceis. São polêmicas, são difíceis, mas necessárias. Quem governa numa época destas não tem que pensar em popularidade, tem que pensar o que é certo, o que é justo", afirmou.

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, afirmou que o agendamento no município deve ser aberto ainda nesta segunda-feira. "Já temos, aproximadamente, 27 mil pessoas vacinadas no município. Abriremos ainda hoje o agendamento para as pessoas de 70 a 74 anos. Já temos uma estrutura para poder vacinar, mas não temos ainda as doses para alcançar um público maior", disse.

Vacinação nos municípios

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) confirmou que com o novo lote será possível ampliar a vacinação para a faixa etária de idosos com idade entre 70 e 74 anos e concluir a imunização dos idosos com idade entre 75 e 79 anos.

Serão 4.880 vagas para vacinação nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24). Sendo 3.560 para idosos com idade entre 70 e 74 anos, 1.040 vagas para idosos com 75 anos ou mais e 280 para trabalhadores da saúde. 

Para fazer o agendamento online basta acessar o link agendamento.vitoria.es.gov.br ou, o aplicativo, Vitória On-line.

Na capital capixaba, no sábado (20), foram vacinados os idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde. De segunda a quinta-feira (25), serão imunizados, com a segunda dose, idosos com 80 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 22 de fevereiro.

O município de Vila Velha recebeu nesta segunda-feira (22), 10.387 doses para o novo público de 70 a 74 anos. Nesta terça-feira (23), às 17h no site da PMVV, serão disponibilizados para 5.100 vagas para agendamento. As imunizações terão início na quarta-feira (24) de forma presencial (a pé) e em drive-thru, segundo informações da prefeitura.

Já em Cariacica, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a vacinação para a faixa etária de 70 a 74 anos será por meio de agendamento pelo site vacina.cariacica.es.gov.br e receberá 6.548 doses, a previsão é chegue nesta segunda-feira (22) e a vacinação comece na quarta (24). 

Ainda nesta segunda continua a vacinação para os seguintes grupos: idosos acima de 75 anos (primeira dose), idosos acima de 80 (segunda dose) e trabalhadores da área da Saúde em atividade (segunda dose). No momento, as vagas disponibilizadas no site foram todas preenchidas. Um novo agendamento está previsto para ser aberto ainda nesta segunda, na parte da tarde.

Em Viana, o município também confirmou a ampliação da faixa etária de vacinação para idosos de 70 a 74 anos, mas aguarda o recebimento das doses para ampliar a imunização que está previsto também para a tarde desta segunda-feira (22). 




Pontos moeda